Objetivos Bem Traçados Levam ao Sucesso Pleno

Um objetivo só é alcançado em sua plenitude quando há um planejamento detalhado e com ações sólidas. Caso contrário, ocorrerá perda de foco e quando se chegar ao momento de colher resultados, as frustrações irão se sobressair. Por isso, o objetivo final precisa estar muito claro desde o início, assim como os meios pelos quais se pretende atingi-lo. Então, antes de quaisquer atitudes movidas através de mero impulso, o melhor a fazer, antes de tudo, é se sentar e tentar transcrever para o papel quais são as motivações e as prioridades, por que o sucesso em se obter determinada conquista é tão importante e quais mudanças benéficas decorrerão a partir de então.
Para se atingir o objetivo de um projeto é fundamental organizá-lo e enxergá-lo em etapas:

1. Aonde se pretende chegar

Primeiramente, é imprescindível que se faça a preparação do projeto, traçando qual será o caminho que levará ao êxito final. Se trabalha em equipe, é preciso que todos os envolvidos estejam devidamente alinhados e compreendam claramente qual é o objetivo principal a ser almejado. É importante também que esse projeto esteja documentado. Como dito anteriormente, todos os pormenores precisam ser transcritos para que facilite a visualização do que deverá ser feito.

Defina sua rota

2. Antes de iniciar o trajeto

Antes de iniciar a caminhada rumo ao sucesso, deve-se pensar em algumas coisas como, por exemplo, quais recursos financeiros serão necessários e como se pretende consegui-los, quais são as metas estipuladas durante o trajeto e quais destas são interdependentes, quantas pessoas serão utilizadas e se o número atual corresponde à realização das metas até a concretização do objetivo final, dentre outras. Para não se perder em meio a tantos fatores é recomendável a utilização de um medidor de indicadores que ajudarão a determinar o que vai mal e precisa ser revisto e quais são os pontos fortes de momento.

3. Colocando em prática

Nesse ponto, deve-se empreender tudo o que foi estudado e elaborado anteriormente. O sucesso da empreitada depende do seguimento à risca da orientação proposta. Improvisos só devem ocorrer em casos extremos, mas isso, por si só, já significará que as chances de se lograr êxito estão distantes. Logo, é essencial manter o cronograma proposto, que deve ser não mais do que levemente flexível, visando ostentar controle sobre possíveis alterações de cenário durante o projeto. É substancial também que se tenham planos de contingência, já que a melhor forma de se enfrentar uma dificuldade é antevê-la e pensar prontamente em uma solução. A otimização de tempo que se tem atuando dessa maneira é muito significativa. Existem softwares que auxiliam na medição dos resultados.

4. Alcance o objetivo proposto

Seguindo os parâmetros, o objetivo deve ser totalmente alcançado. Mas, se não o for, é importante ter um momento de reflexão sobre como foi o andamento das atividades, o que deu certo e o que deu errado. Assim, tem-se em mente de forma clara o que pode ser repetido em um novo projeto e o que deve ser rechaçado.

Em busca do objetivo final

Objetivos com base sólida X Objetivos mal delineados

A mais grave consequência para um objetivo mal delineado é a perda de tempo que será empregado em algo que não levará a lugar algum. E tempo é algo muito valioso para ser desperdiçado com ações inúteis. Esse tempo perdido é diferente do que é utilizado para se preparar um projeto, que pode levar um certo tempo, mas tem a função de justificar as ações e deixar todos cientes do que estará ocorrendo simultaneamente a cada processo. Ou seja, reservar horas e dias para organizar um escopo é salutar e compensador quando tudo estiver em andamento. Já os objetivos mal programados tendem a fracassar ou serem concluídos muito tempo após o ideal concebido, por si só outro malogro.

Objetivos bem propostos e detalhados conferem credibilidade às pessoas que estarão envolvidas. Além disso, esse é o único modo de se saber, exatamente, em qual ponto a equipe se encontra, se está atrasada dentro do tempo previsto ou se está tranquila em relação ao programado.