O Uso de Tapetes Isolantes em Subestações Elétricas

Você sabe o que é um tapete isolante? Já se perguntou para que ele serve?

O tapete Isolante é um equipamento de proteção utilizado em estações de energia elétrica, quadros elétricos, cabines de força, subestações de energia, centro de controle de motores e muitos outros lugares… Basicamente, o tapete isolante é utilizado em áreas onde existe uma grande exposição de corrente elétrica.

A Utilização de Tapetes Isolantes nas Subestações Elétricas.

Subestação Elétrica

Agora, vamos ilustrar uma dessas áreas que sofrem uma exposição de energia absurda, vamos falar sobre as Subestações de energia elétrica.

As subestações são instalações elétricas que contem equipamentos de grande potência, com o único objetivo de distribuir e controlar as correntes elétricas que devem ser distribuídas para outros locais.

As subestações são consideradas como as “paradas obrigatórias” para a energia que sai de uma Estação Elétrica. Dentro da subestação os equipamentos realizam medições de energia e determinam se existe ou não a necessidade de diminuir ou aumentar a corrente elétrica, até que a corrente seja transportada para um próximo ponto.

Essas subestações são monitoradas por profissionais especializados todos os dias, em alguns casos, 24 horas. Por tratar-se de uma área de trabalho com uma alta taxa de perigo, todos que adentram nas áreas de uma Subestação Elétrica devem estar cientes das manobras e cuidados que deve-se tomar.

Dentro das cabines de manutenção dos equipamentos da subestação, utiliza-se os famosos tapetes isolantes que são distribuídos em várias áreas de acordo com a necessidade de cada local. Por exemplo, quando uma determinada área tem um risco de exposição elétrica baixa, utiliza-se a primeira classe dos tapetes isolantes, nesse caso, cobrindo até 10KV’s.

A utilização desse equipamento é obrigatório, já que, o mesmo é um dos poucos materiais de proteção que realmente podem proteger os trabalhadores das descargas elétricas.