O Trânsito nas Cidades do Interior

O trânsito no Brasil virou problemas para muitas pessoas.  Irritação, pressa absurda, desrespeito às leis de trânsito e às pessoas. Este é o quadro que melhor descreve a situação das médias e grandes cidades no Brasil.

Até pouco tempo os problemas de trânsito eram típicos das grandes capitais, mas hoje cidades do interior vivem o mesmo drama. A quantidade de carros que circulam pelas ruas aumenta a cada dia e já é possível perceber esta mudança. A cidade de Piracicaba na região de Campinas, por exemplo, já tem status de grande cidade quando você olha para o volume de carros em suas ruas e avenidas.

Lembro-me de outras cidades que morei como Marília, São Carlos  e Araraquara. Não visito essas cidades a muito tempo, mas elas eram relativamente tranquilas. Temo que hoje a situação também já seja outra.

A pergunta que sempre fica é: Como estarão nossas cidades daqui a dez anos? Como nós estaremos daqui a dez anos convivendo com esta situação que a cada ano parece piorar um pouco?

Ações precisam ser tomadas agora para não piorar ainda mais esta situação que nós e nossos filhos teremos de enfrentar no futuro.