O que é: Virtual, Internet e Hiperlink

O que é virtual?  Referindo as comunicações através de computadores em rede, chama-se “virtual” tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet. Nesse sentido, na rede encontramos como exemplo a Wikipédia pode ser chamada uma “enciclopédia virtual”, Jogos virtuais, podemos visitar o Museu do Louvre virtualmente ou seja com simples teclar, etc., apesar do significado da palavra seja imprópria porque “virtual” implica o conceito de uma simulação, o que nem sempre é verdade. Em muitos casos de expressões como “amigo virtual” ou “universidade virtual” o adjetivo “remoto” ou “à distância” se encaixaria com mais propriedade.

O que é internet?: A Internet, também conhecida como a maior rede de computadores do mundo, permite trocar informações dos mais variados assuntos, enviar mensagens, conversar com milhões de pessoas ou apenas ler as informações de qualquer parte do planeta. Internet se refere ao sistema de informação global que — (i) é logicamente ligado por um endereço único global baseado no Internet Protocol (IP) ou suas subsequentes extensões; (ii) é capaz de suportar comunicações usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) ou suas subsequentes extensões e/ou outros protocolos compatíveis ao IP; e (iii) provê, usa ou torna acessível, tanto publicamente como privadamente, serviços de mais alto nível produzidos na infra-estrutura descrita.

 

Definição de portal e hiperlink: Portal deve dispor aos usuários o acesso a qualquer informação ou serviço que precisem para realizar suas tarefas, a qualquer momento, em qualquer lugar, de forma segura, simples, interativa, conveniente e personalizada, proporcionando uma experiência produtiva de utilização das várias aplicações corporativas. Um portal disponibiliza um ponto único de acesso às aplicações, criando um ambiente de trabalho integrado e estabelecendo uma nova visão de Desktop do Usuário, que pode ser disponibilizado sobre os vários tipos de dispositivos de interação.

Por ser uma ferramenta de missão crítica, sendo a fonte unificada de acesso às informações e serviços para a realização de negócios da corporação, um portal deve contemplar recursos inteligentes de gerenciamento, além de desempenho e segurança, abrangendo todas as aplicações publicadas no mesmo. Assim, a solução de portal deve ser disponibilizada em uma plataforma gerenciável, segura, escalável e confiável, para hospedar os vários serviços disponibilizados para o crescente número de usuários.

Hyperlink – formado pela junção das palavras hipertexto + link. (Hipervínculo) Palavra, expressão ou imagem que permite o acesso imediato à outra parte de um mesmo, ou outro documento, bastando ser acionado pelo ponteiro do mouse. Num hipertexto, um link, na forma de palavra ou expressão, vem sublinhado ou grafado em cor distinta da utilizada para o resto do texto.

– O que é a URL?: URL é um endereço único na Internet (Uniform Resource Locator), composto pelo nome do arquivo, diretório, nome do servidor e o método como ele vai ser requisitado. Os clientes se comunicam com o servidor através de conexões TCP/IP estabelecidas com a porta 80, utilizando o protocolo HTTP (HyperText Tranfer Protocol). As informações são estruturadas na forma de documentos em hipertexto e hipermídia, independentes e relacionados entre si através de hiperlinks.

A estrutura de uma URL é a seguinte:
http:// – é o método como será feito a transação entre cliente e servidor. HTTP é o método para transportar páginas na Web. Outros métodos utilizados pelos browsers são: ftp:// (para transferência de arquivos), news:// (para grupos de discussão), gopher:// (para gopher) e mailto: (para correio eletrônico). URL é um endereço único na Internet (Uniform Resource Locator), composto pelo nome do arquivo, diretório, nome do servidor e o método como ele vai ser requisitado.

O que é um browser ou navegador?:  Um navegador (também conhecido como web browser ou simplesmente browser) é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor Web. É o tipo mais comumente usado de agente. A maior coleção interligada de documentos hipertexto, dos quais os documentos HTML são uma grande parte, é conhecida com a World Wide Web.