O Que é o Clima Organizacional

Clima organizacional

Clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que uma série de reflexos de conjuntos de valores, bem como comportamentos, padrões estes que podem ser citados como formais e informais que existem em organizações diversas, o que poderão representar uma forma com que cada um dos colaboradores possam perceber tudo sobre a empresa e também a sua cultura, bem como ela reage a tudo isso. Em resumo, o clima organizacional nada mais é do que um ponto de percepção coletiva onde as pessoas deverão ainda contar com a empresa.

Este tipo de percepção é muito importante, e pode ser considerada como boa ou ruim, tudo dependerá da interpretação que cada um dos colaboradores faz das suas políticas, normas e também todas as condutas das empresas voltadas para várias questões, estas relativas aos mercados de atuação como também as relações de pessoas com a sociedade.

No que pode interferir o clima organizacional

O clima organizacional interfere diretamente nas motivações de equipes, além de seu grau de satisfação e automaticamente das qualidades de trabalho. Por este motivo é muito importante para todas as empresas que se possa mensurar toda a percepção que os colaboradores poderão ter dela, ou seja, um clima totalmente organizacional.

Através de uma boa pesquisa realizada de climas é importante que se busquem diversas respostas que lhe ajudam a identificar nas possíveis falhas ou ainda em suas boas oportunidades de melhoria.

Este é um tipo de pesquisa que está cada vez mais comum, devido a serem utilizados processos de automação, estes que poderão reduzir os quadros de funcionários, bem como asa fusões e privatizações que poderão misturar uma série de culturas organizacionais voltadas de forma completamente diferente, o que poderá gerar uma grande insegurança para os funcionários que prejudica o sue desempenho e automaticamente a ajuda de uma organização como um todo.

Existem outros fatores que favorecem consideravelmente as realizações de pesquisas de clima organizacional, onde os colaboradores são certamente os primeiros clientes que a empresa precisa conquistar para que depois possa conquistar o mercado. Com isto é possível termos resultados massivos, e ainda bastante conclusivos quanto a melhoria no trabalho.