O Futebol Brasileiro E A Sua Perda De Identidade

O Futebol Brasileiro E A Sua Perda De Identidade

O Futebol Brasileiro E A Sua Perda De Identidade

Foi-se o tempo em que o futebol brasileiro era  sinônimo de arte e técnica refinada,  onde os torcedores, ávidos de bons espetáculos, lotavam os estádios, de norte a sul do país. Foi-se o tempo em que as categorias de base dos clubes formavam jovens craques, moldados ao estilo improvisado e malandro do futebol  genuinamente verde e amarelo, sim, craques na arte de brincar com a bola, de fazer o diferente em campo.

Infelizmente, hoje em dia, os nossos dirigentes e técnicos de futebol estão tolhindo a capacidade técnica dos nossos craques por copiarem esquemas táticos tipicamente europeus,  com ações retranqueiras, em detrimento do nosso jeito próprio de jogar. Resultado:  nos últimos anos os torcedores vêm presenciando espetáculos cada vez mais pobres e mecânicos, onde “roubar a bola do adversário”,   valorizar a  força física e os esquemas táticos, viraram sinônimos de bom futebol.

A que conclusão chegamos? Precisamos recuperar urgentemente a verdadeira identidade do futebol brasileiro, do nosso futebol arte que nos deu tantas conquistas internacionais, celeiro de tantos craques que deixaram o seu nome na história e na memória dos torcedores.

Felizmente nem tudo está perdido.  Nas categorias de base de alguns clubes ainda despontam algumas jovens talentos que contrariam as ações retranqueiras que dominam o futebol brasileiro nos últimos anos. À guisa de exemplo, hoje nos nossos gramados brilham jogadores como o jovem Neymar, e Paulo Henrique Ganso, do Santos, Lucas, do São Paulo, e Leandro Damião, do Inter de Porto Alegre, entre outros.

É claro que os clubes precisam formar atletas velozes e fortes sim – até porque o futebol moderno exige isso – porém sem jamais perderem o gingado e a arte do improviso que sempre foram a marca registrada do nosso futebol. Se essas mudanças forem implantadas, todos ganharão, principalmente o velho torcedor que paga ingresso, ou assiste à TV para ver um  espetáculo bonito de ser visto e aplaudido.