O Direito e seus Ramos de Atuação

Vemos sempre os advogados trabalhando e em algumas vezes até usamos os seus serviços, mas sem saber exatamente o que eles fazem e os diversos ramos do direito. A primeira divisão do direito é entre o público e o privado. O público cuida de questões governamentais e relações do cidadão com o poder público. O privado cuida das questões particulares do dia a dia.

DireitoAinda tem o direito constitucional, que trata regulamentações da constituição e funcionamento da administração pública. O direito administrativo cuida da administração pública, geralmente em prefeituras e câmaras. Em esferas pessoais temos o direito penal, que cuida dos crimes a fim de preveni-los ou saná-los. Já o direito financeiro visa cuidar do dinheiro de instituições. O direito processual regula os processos das ações junto à Justiça.

O direito trabalhista é o mais importante para os trabalhadores brasileiros, garantindo seus direitos. O direito civil é o mais abrangente, cuidando dos direitos dos cidadãos. O direito comercial abrange toda a parte do comércio, bem como abertura da empresa e seus processos gerais. O direito do trabalho é o que cuida da parte organizacional dos direitos trabalhistas, ou seja, da empresa pública ou privada.

Ainda existem outros áreas do direito pouco conhecidas ou exploradas. O direito aeronáutico, por exemplo, trata das normas e princípios que regem a navegação aérea. O direito atômico cuida da exploração e do uso da energia atômica pelos estados e na parte Privada cuida do uso e exploração de energia atômica pelos particulares ou em conjunto com os estados. O direito rural ou agrário cuida das normas que regem as atividades do trabalho rural, como o estatuto do trabalhador rural e na parte pública do estatuto da terra, Incra e código florestal.

E, por fim, o direito tributário, que é um ramo do direito público, que cuida das relações existentes entre o estado e os contribuintes, com o objetivo de regular os tributos.