O Desenvolvimento da Criança com os Brinquedos Educativos

Brinquedos de madeira

Brinquedos de madeira

Há quem diga que a infância seja a melhor idade de nossas vidas, outros preferem chamar de melhor idade, a fase pós 50 anos. Mas, uma questão que ninguém discute é quando falamos sobre a capacidade de aprendizado. A capacidade de aprendizado das crianças supera em muito os mais velhos. As crianças entre 1 e 3 anos por exemplo, são como “esponjas”, e absorvem tudo que vêem e/ou escutam.

Até os seis anos, as crianças precisam de atividades aparentemente básicas, mas que irão fazer grande diferença na fase adulta. Os brinquedos educativos são primordiais nesta etapa, já que ajudam a criança a desenvolver os sentidos mais primários como por exemplo a fala, o tato e a audição. Por isso, muitos desses brinquedos são feitos com materiais também primários como o tecido e a madeira. Madeira?! Isso mesmo, a maioria dos brinquedos de madeira são também brinquedos educativos.

Os brinquedos educativos também ajudam na capacidade motora, cognitiva, memória, no reconhecimento de cores e objetos e principalmente no aumento da criatividade da criança. Eles literamente expandem a mente dos pequenos.

Na infância, as crianças percebem o mundo de acordo com as pessoas e os objetos que estão a sua volta. Estes objetos muitas vezes são os brinquedos, pois são eles que acompanham as crianças em praticamente todos os lugares. Esta interação que as crianças tem com os brinquedos é que irá facilitar as futuras interações na vida adulta. Construir, desconstruir, errar e começar de novo é o espelho do que a criança irá enfrentar na vida. Porém, nesta fase ela poderá fazer isso com um simples brinquedo educativo de madeira.

Com relação aos brinquedos da fase moderna, os chamados brinquedos tecnológicos, os pais devem equilibrar sua utilização juntamente com os brinquedos pedagógicos, uma vez que estes primeiros não exigem tanta interação (construção e desconstrução) por parte da criança.

Portanto, presenteie sua criança também com brinquedos educativos. Além de se divertidos, eles são bastante instrutivos.