Nutrição na Gestação, a Importância da Proteína para as Grávidas

Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

Veja porque a proteína é uma das fontes principais de nutrição que uma gestante precisa.

Uma mulher que está grávida, precisa se alimentar corretamente, mais do que nunca, pois tudo o que ela comer afeta na saúde de seu filho. E para que ele se desenvolva bem, com saúde e todo o cuidado que merece é fundamental que a mamãe ingira carboidratos e proteínas.

Especialistas afirmam que mulheres grávidas precisam ingerir pelo menos 70 gramas de proteína por dia em sua alimentação diária, e as mulheres que não estão grávidas precisam ingerir só 45 gramas.

Dentre as proteínas mais comuns está à carne vermelha, aves, peixes, leite, ovo, frutos do mar, queijo, iogurte e suplementos de proteína. Fontes de proteína vegetal também podem auxiliar as grávidas a ingerir a quantidade diária mínima de proteínas para uma boa saúde. Alguns exemplos de fontes de proteína vegetal são soja, feijão, arroz, aveia, quinoa, e etc.

A falta de proteína no organismo está associada à perda de peso, retenção de líquido no corpo e fadiga muscular, caso você apresente algum destes sintomas é recomendado que fale com seu médico para que ele passe uma suplementação com proteína ou sugira alimentos que você deve consumir mais. É importante que uma grávida não fique com falta de proteínas em seu organismo, pois isso afeta no desenvolvimento do feto.

Veja algumas dicas de alimentação para grávidas.

  • Diminua os alimentos com muito açúcar;
  • Em toda a gestação o ideal é ganhar de 9 a 13 quilos, apenas;
  • Dê preferência para carnes grelhadas;
  • Consuma mais frutas e verduras;
  • Aumente o consumo de leite, ingira de meio litro a um litro de leite por dia, pode ser também queijo ou iogurtes.

O que uma grávida deve evitar:

  • Enlatados;
  • Carnes pesadas;
  • Sushi, camarão e frutos do mar;
  • Refrigerantes e bebidas industrializadas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cigarro.