Nintendo Wii – Maior Interatividade com os Games

O Wii é o quinto console da Nintendo, lançado em 2006 numa forte concorrência com o Xbox 360 da Microsoft e o Playstation 3 da Sony. São plataformas voltadas para os jogos de vídeo game tridimensionais tão populares atualmente, e que fazem parte da sétima geração de consoles. O modelo anterior da Nintendo foi o GameCube. Segundo a crítica especializada, o Wii devolveu à Nintendo o seus status de melhor vendedora de consoles do mundo.

Os controles do Wii não tem fios, uma tecnologia conhecida como Wii Remote, e o acelerômetro é o que permite a percepção de imagens em 3D. Outra tecnologia usada é o WiiConnect24, uma conexão à Internet que funciona mesmo em modo standby. Assim, é possível atualizar e receber mensagens 24 horas por dia. Numa comparação com todos os outros aparelhos já lançados pela Nintendo, o Wii é o menor de todos e o mais leve dos consoles da sua geração. No Wii, é possível jogar títulos disponíveis tanto em Nintendo optical disc como em discos do próprio Wii. Ou seja, os jogos do GameCube também podem ser usados neste console. Além disso, existem entradas para cartões SD que permitem uma série de ações: salvar ou inserir imagens no jogo, ouvir, criar e editar música, entre outras.

Nintendo Wii

Todos os jogos em Mini DVD de 8 cm, assim como os memory cards e controles do GameCube são compatíveis com o Nintendo Wii. São 512 megabytes de memória flash interna, mais duas entradas USB e duas entradas para cartões de memória, tal o poder de armazenamento do Wii. Outra característica é a existência dos Channels, inspirados nas Tvs. Seis já vem incluídos no console, e outros podem ser obtidos quando se está conectado à Internet, que é wireless e permite jogar com outros usuários conectados e receber atualizações. E desde 2008 que a rede britânica de televisão, a BBC, disponibilizou o seu canal online, o BBC Iplayer, no Internet Channel, para usuários no Reino Unido. Mas outros podem seguir o exemplo.

Num artigo da Wikipedia, existe a sugestão de que os sensores de captação de movimento deste console estariam sendo usados como motivadores emocionais para pacientes com mobilidade reduzida. O texto cita a Universidade de São Paulo e a FisioGames, entre outras, como entidades que usariam o Nintendo Wii com esse objetivo.