Como escolher um novo imóvel para moradia?

Você sabe como escolher uma casa que realmente combina com você? É um sentimento que você obtém ou é uma questão de requisitos simples que devem ser atendidos? Quando o assunto é mudança residencial é preciso planejamento acima de tudo.

Ter um lar é muito mais do que ter uma casa, e o seu novo imóvel era representar a sua moradia por um bom tempo, sendo uma conquista de uma nova fase em sua vida, seja com seu parceiro ou sozinho.

Mas existem algumas dicas e informações que podem te ajudar a fazer a melhor escolher possível quando o assunto é mudança residencial, já que nem tudo é branco no preto e é preciso ser inteligente nessa hora.

Saiba como escolher uma nova casa para sua mudança residencial

Localização, localização, localização

Você pode mudar muitas coisas sobre uma casa, mas você não pode mudar o bairro em que ela está, por isso escolha um bairro que se adapte ao estilo de vida que você deseja.

Você precisa no seu bairro conforme as suas necessidades pessoais, já que muita gente se engana em achar que uma região mais badalada ou famosa pode ser melhor por questão de segurança, quando na verdade não é bem assim.

O ponto principal aqui é pensar em como a sua mudança residencial irá afetar a sua qualidade de vida.

Tenha uma visão

Olhe além de cores de tinta, carpetes e móveis. Nem todo mundo entende a importância de organizar uma casa para a venda, e algumas pessoas simplesmente pensam que suas coisas.

Uma vez que o imóvel se tornar seu todo aquele espaço será seu também para fazer o que bem entender. Se você não tem medo de abrir uma lata de tinta ou puxar algum tapete, você colherá as recompensas ao ter uma tela em branco para criar seu próprio visual.

Procure ajuda de um especialista

Traga um especialista com você para uma segunda opinião sobre uma casa que você gosta. Lembre-se de coisas de visão? Aplica-se a outras coisas como o layout da casa, cozinhas e banheiros.

Sem a experiência de alguém da área pode ser que você perca imóveis bons ou qualidades que não conseguiu enxergar sozinho.

Concentre-se no positivo

Não fique pendurado no fato de que o banheiro não tem alguma coisa, mas concentre-se, em vez disso, no que a casa tem que pode contribuir para o estilo de vida que você deseja.

Quando olhamos para o nosso novo lar, tentamos “divorciar” a própria casa do espaço ao ar livre para uma avaliação objetiva. Por isso não fique pensando no que a sua casa não tem, mas sim naquilo que ela pode oferecer para você dali em diante.

Seja paciente

Quando o assunto é mudança residencial pode ter certeza que não vai ser do dia para a noite que você vai encontrar o imóvel perfeito para chamar de casa, por isso seja paciente durante a busca.

Vá procurando com calma, avaliando de maneira objetiva e entendendo o que cada nova oportunidade pode oferecer em sua vida. Assim você consegue fazer um planejamento e sabe o que pode ser melhor para você.

Usada ou nova

Uma outra questão na hora de escolher um novo imóvel é se ele será um apartamento ou casa, ou será usado ou novo. Dependendo de sua necessidade e orçamento, essas questões irão determinar qual será o seu novo lar.

Segundo especialistas quem decide comprar na planta tem mais tempo para se planejar financeiramente. Agora quem tem o dinheiro na mão, uma boa entrada ajuda a financiar o restante, de acordo com o que é mais adequado.

A questão de ser uma casa ou um apartamento também faz diferença, porque famílias com maior estabilidade e que tenham filhos e mais membros podem se beneficiar de uma casa.

Já casais ou uma pessoa procurando sua nova moradia pode se beneficiar do espaço menor de um apartamento, bem como taxas mais em contas para esse imóvel.

Critérios secundários

Depois de passar um filtro básico e inicial no quesito mudança residencial, você como comprador precisa analisar os critérios conhecidos como secundários. Eles irão individualizar o seu imóvel em relação a oferta, e refinar o seu processo de escolha.

A qualidade de um quarto é um dos primeiros pontos, pensando também no tamanho de um cômodo e se ele possui banheiro ou não. Em imóveis de alto padrão, closet pode ser um outro atrativo.

O acabamento, bem como a área social, integração entre cozinha e sala de jantar/estar ou até mesmo saca, ajudam a ambientizar sua escolha.

Essas dicas e informações ajudam você a decidir e escolher sua nova moradia em uma busca de mudança residencial, fazendo com que sua família possa se beneficiar da melhor opção possível.