Melhorar as Pequisas no Google

Os motores de busca são ferramentas indispensáveis na utilização da Internet, sendo o Google, o motor de busca por excelência.

O Google é a maior base de conhecimento da Internet, usada por milhões de utilizadores em todo o mundo diariamente.

Em geral, os resultados apresentados pelo Google, são tão vastos que acabam por dificultar a nossa pesquisa. Nesse sentido vou apresentar algumas dicas que irão facilitar e fazer com que o Google vos apresente a informação ainda mais filtrada, e com resultados ainda mais focalizados para aquilo que pretende encontrar.

Veja estas e outras dicas em http://hugopcosta.blog.com

Vamos lá!!!

Pesquisa por frases exactas:

Basta para isso colocar a frase que quer pesquisar entre aspas (“”) para que o Google lhe retorne resultados que contenham exactamente a frase por si escrita na caixa de pesquisa (“Informática para todos”).

Sinónimos de Palavras:

Coloque um til (~) antes da palavra a pesquisar. Neste caso o Google irá apresentar resultados com a palavra pesquisada mas também resultados contendo sinónimos dessa mesma palavra (~dicas).
Definições:

Para que no resultado da sua pesquisa lhe seja apresentada a definição do termo pesquisado, basta para isso colocar define: antes da palavra ou termo para o qual precisa da definição. Por exemplo se pesquisar por define:ONU, o Google irá retornar a definição da sigla ONU.

Endereços de sites:

Se pretende saber se um URL de site já está indexado no Google deve escrever site: antes do URL a ser pesquisado. Por exemplo site:receitasdeportugal.blog.com.

O Google é realmente uma ferramenta com opções “infinitas” que oferece também a possibilidade de efectuar pesquisas avançadas, onde preenchendo os campos apresentados, irá receber um resultado de pesquisa muito mais focalizada naquilo que pretende.