Maracanã: O Templo do Futebol Brasileiro

O Estádio Jornalista Mario Filho, mais conhecido como Maracanã é um dos pontos turísticos mais visitados da capital carioca, e certamente não podem ficar de fora do roteiro das suas férias no Rio de Janeiro.

O apelido Maracanã é oriundo de um rio que cruza a Tijuca, passando por São Cristóvão e desaguando na Baia de Guanabara. Em tupi-guarani a etimologia da palavra “Maracanã” se refere à “semelhante a um chocalho”. Coincidências ou não, o estádio tem seu formato oval, medindo 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor. Mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares, e a distância entre o espectador mais distante e o centro do campo é de 126 metros. A cobertura protege parcialmente as arquibancadas em toda a sua circunferência. É na cobertura que se encontram os refletores que iluminam o estádio, que funcionam a vapor de mercúrio.

Na região que acerca o estádio você pode encontrar dezenas de bares e restaurantes, onde os torcedores se reúnem para tomar uma cerveja e jogar conversa fora enquanto as partidas não se iniciam. E se você está de passagem pelo Rio de Janeiro e deseja assistir uma partida de futebol no Maracanã, saiba que a região também é propicia para hospedagem. Você encontrará algumas boas opções de hotéis no Rio de Janeiro e em regiões próximas ao estádio.

O Maracanã é templo das maiores conquistas do futebol brasileiro. O Estádio Jornalista Mario Filho sediou o primeiro jogo do mundial de futebol no ano de 1950, e nele também o Rei Pelé marcou seu milésimo gol. O estádio possui sua calçada da fama, onde astros do futebol como Zico, Pelé, Zagallo, Franz Beckenbauer, entre outros, tem seus pés marcados no cimento. Uma curiosidade especial é que os goleiros têm suas mãos marcadas na calçada. Nas proximidades da calçada da fama, você encontrará também o museu do futebol, que tem um dos maiores acervos de esporte no país.