Luminárias para Decorar e Iluminar

Luminária pendente

Luminária

Um aspecto muito importante, não apenas para a decoração da casa, mas também para a iluminação do ambiente é o tipo de luminária escolhido. Cada espaço sugere um tipo de instalação elétrica, lâmpada, potência, e efeito desejado, portanto vale conhecer alguns tipos de luminárias para saber qual é o mais adequado para cada cômodo.

Um tipo de luminária muito recomendado para quartos ou salas é a iluminaria do tipo plafon, que é capaz de proporcionar até dois efeitos na iluminação do ambiente, um de luz indireta e outro de luz difusa. No entanto, especialmente para os tetos de gesso, estão as luminárias embutidas são a melhor opção, pois, com o acabamento rente ao forro, garantem um efeito mais liso e limpo para o teto.

As luminárias pendentes são aquelas que ficam penduradas por fios elétricos ou por cabos de aço por serem mais pesadas. Esse tipo de luminária produz, além da iluminação, um efeito decorativo para deixar o ambiente com um aspecto mais retrô ou vintage. Geralmente, os pendentes são instalados sobre bancadas na cozinha.

Contudo, um dos estilos mais decorativos para iluminação é o lustre. Dependendo do modelo, ele pode fazer a iluminação geral do ambiente, mas sua maior vantagem é a decoração que ele proporciona para ambientes como sala de jantar, hall de acesso, entre outros.

Os mais variados tipos de luminárias podem ser encontrados em uma loja de lustre, e para saber qual é a mais adequada, é preciso considerar o local onde a peça será instalada e qual será o seu objetivo. Para iluminar e decorar o jardim, por exemplo, são usadas luminárias up- light ou refletores, diferentes das luminárias de interiores. Antes da escolha, é importante conversar com vendedores e mesmo decoradores, para esclarecer todas as dúvidas.