Lipoaspiração – Cuidados Antes e Depois da Cirurgia

Lipoaspiração é um procedimento médico para retirar o excesso de gordura debaixo da pele. Um médico insere um tubo oco, chamado cânula, sob a pele e aspira para fora o excesso de gordura com um aspirador potente.

A maioria dos pacientes fica sob anestesia local, porém existe a sedação mais pesada, disponível apenas para os pacientes que desejarem. Para caso o paciente necessite de mais do que a anestesia local, uma anestesista fica sempre presente durante o procedimento. Mesmo a anestesia local normalmente dura várias horas, desta forma a maioria dos pacientes não necessita passar por mais dores até a viagem para casa.

O que acontece antes da cirurgia

O paciente precisa se hidratar um dia antes da cirurgia. Você será solicitado a beber muitas bebidas esportivas para manter os líquidos e evitar um deslocamento de fluidos durante ou após a cirurgia. Você vai tomar 500mg de vitamina C e um multivitamínico duas vezes por dia cerca de uma semana antes do procedimento para ajudar na futura recuperação.

Interrompa qualquer medicamento, mesmo naturais, algumas semanas antes da cirurgia (a menos que seu médico recomenda o contrário). Algumas substâncias podem interferir com o seu sistema imunológico. Alguns médicos também recomendam massagear as áreas ao redor do local da incisão cirúrgica durante 10 minutos duas vezes por dia para ajudar a prevenir a infecção do procedimento.

Logo após a cirurgia, você provavelmente será solicitado a usar Spandex ou algum material semelhante ao redor do local da incisão quatro dias após a cirurgia. O uso constante de roupas de compressão ajudam a reduzir o inchaço. É muito importante sentar-se com a coluna reta para manter a roupa de compressão no lugar adequado.

Inicie caminhadas diárias dentro de poucos dias após a cirurgia e esteja em alerta para possíveis complicações. Caso sinta falta de ar, converse com o seu médico. Esteja alerta para excesso de cólicas, dores perto da incisão ou demora na cicatrização. Se foi grande a quantidade de gordura retirada, estes riscos são maiores, por isso esteja ainda mais atento. Não hesite em relatar qualquer problema com o seu médico.