Linkbuilding Depois do Google Panda

Linkbuilding e o Google Panda

Linkbuilding e o Google Panda

A nova atualização do algoritmo de buscas do Google, apelidada de “Google Panda”, visa melhorar a qualidade das páginas de resultados de buscas melhorando o posicionamento dos sites que comprovadamente tiverem bom conteúdo e reduzir as chances de “autoblogs” e sites de baixa qualidade terem algum destaque. Se bem sucedida ou não somente o tempo dirá, o problema é que muitos webmasters têm encontrado dificuldades para melhorar seu posicionamento nessas páginas de resultados de sites de buscas, ou SERPs usando as mesmas técnicas de linkbuilding.

Como devo usar a técnica de linkbuilding após a atualização Google Panda?

Alguns dos maiores especialistas em sites de busca afirmam que o Google Panda tornou os backlinks de “baixa qualidade” inúteis e que, se você quiser ver alguns resultados utilizando o linkbuilding, você deve investir no sentido de conseguir links de qualidade em sites que possuem autoridade no seu ramo de atividade. A verdade é que isto é mais uma ambição do que o fato em si – um olhar mais profundo mostra que tanto qualidade quanto quantidade são importantes. Enquanto conseguir backlinks contextuais de sites com Pagerank alto é uma técnica tão poderosa quanto antes, conseguir milhares de backlinks, mesmo de assinaturas de fóruns e comentários de blogs, alguns vindo de sites com Pagerank zero ou com o atributo nofollow, parece também ainda funcionar muito bem.

Para que seu site fique bem posicionado nas SERPs existem vários fatores, alguns dos quais a idade do site, seu conteúdo, sua otimização e estrutura de navegação. Quando você tem dois sites, que são bem otimizados, tem conteúdo relevante e original e são construídos em domínios com alguma idade e estrutura parecida, então o site que tiver mais backlinks de qualidade será, provavelmente, melhor posicionado nas SERPs.

Como devo construir backlinks após a atualização Panda Google?

  • Links contextuais de sites do mesmo nicho que possuam Pagerank elevado.
  • Links de diretórios de artigos – Diretórios de artigos normalmente possuem um Pagerank elevado. Consiga links de sites que oferecem esses serviços.
  • Links em perfis de redes sociais, comentários em blogs e bookmarks – Ligações de todas as partes são sempre vantajosas e podem fazer a diferença.
  • Links de sites .edu – Os links de sites .edu ainda carregam um pouco mais de peso que as outras extensões (como .com e .com.br); Faça de tudo para consegui-los.

Backlinks que podem desencadear penalizações do Google depois do Google Panda?

Alguns “especialistas SEO” alegam que esses ou que aqueles tipos de links podem prejudicar o seu site, mas novamente, isso está longe de ser verdade. Alguns links apresentam menor peso e alguns são mais poderosos para dar ao seu site um impulso mais forte, mas não há nenhuma contra indicação para qualquer tipo de backlink, a não ser que técnicas de black hat ou de spam estejam sendo usadas.