Limpeza de Computador e Periféricos


Dicas de Como Limpar seu Computador

Dicas de Como Limpar seu Computador

Limpeza Externa

Este post irá abordar a limpeza de um computador desde materiais necessários até dicas para que seu computador fique sempre limpo.

Materiais Necessários:

  • Pincel fino ou escova de dente velha ( lógico que não irá pegar uma nova :D );
  • Pano seco ou semi-úmido / Flanela;
  • Detergente líquido (sempre em pouquíssima quantidade);
  • Pasta branca para limpeza (pode ser facilmente achada em camelôs);

Começando pelo teclado, caso o teclado esteja com bastante sujeira como salgadinhos, cabelos, poeira etc. O ideal é limpar por fora primeiramente com o pincel para tirar toda a sujeira entre as teclas e passar um pano “quase” seco com detergente liquido. Se mesmo assim ainda permanecer muita sujeira o melhor é abrir e limpar tecla por tecla, recomendo tirar fotos ou até desenhar como eram as teclas antes para qu,e na hora montar não possa ter nenhum erro (limpar tecla-por-tecla é uma tarefa chata e pode ser complicado, eu gosto também de usar um compressor pequeno de ar para limpar ( pode ser aspirador de pó, mas cuidado para não danificar o teclado). Um outro método é virar o teclado com as teclas para baixo e dar batidas de LEVE com a base (próximo a Barra de Espaço), verá que sairá bastante sujeira também (recomendo para quem ficar com medo de abrir o teclado).

Outro acessório que não pode ser esquecido na hora da limpeza é o mouse, ele segue a mesma linha do teclado no quesito sujeira porém sendo mais externa mesmo. Se o mouse ser daqueles de bolinha para limpá-lo basta abrir a tampinha onde está a bolinha, geralmente eles possuem umas setinhas indicando a direção para fechar, ou seja, é só girar ao contrário, feito isso remova a bolinha ao qual deve ser limpa com o pano embebido de detergente, irão perceber que ela ficará até mais branca hehe. Já a parte interna você deverá limpar aquelas astes giratórias de plástico, podendo perceber que fica uma grande quantidade de sujeira nestas hastes, para remover essa sujeira, pode-se usar qualquer objeto como por exemplo uma chave fenda sendo que devemos fazer tipo uma raspagem para tirar toda a sujeira, após toda a retirada da sujeira basta apenas colocar a bolinha de novo no lugar, tampar e girar a tampinha e depois só garantir que ficou presa mesmo.
Já o mouse óptico basta passar o pano embebido com detergente em todos os lugares, geralmente na parte inferior terá 4 ressaltos onde junta sujeira tambem, basta raspar (cuidado para não tirar uma adesivo com cola já que ficará grudando na mesa).

O gabinete deverá ser limpo utilizando um pano embebido com detergente ou podemos utilizar algum produto comum utilizado para limpeza. Muito cuidado com a quantidade de detergente utilizado no pano, já que não pode escorrer nada para dentro do pc, ou seja, utilizar sempre pequenas quantidades. Para passar o produto basta pegar um pano seco ( ou esponja do lado amarelo mais fino) despejar um pouco de produto de limpeza e posteriormente esfregar no pc, mas não esfregar em excesso, passar apenas de leve, após isso basta pegar um outro pano limpo e remover os excessos.

Para finalizar, vem a limpeza do monitor tanto LCD quanto TUBO (aquele um pouco mais antigo e maior). Na limpeza do monitor LCD pode-se usar aqueles lenços macios descartáveis um pouco embebido em água (mais para seco do que para úmido) e passar em toda a tela, se for necessário passar várias vezes, ou até uma flanela bem macia ( mas bem macia mesmo). Já para o monitor de tudo o ideal é utilizar uma flanela macia com alcool líquido mas o ideal é utilizar somente água e logo após passar um pano bem macio seco mas cuidado para que fique bem seco. Fonte: Dicas para Informática