Lentes de contato: Cuidados e conservação

Em nome da estética e beleza vale tudo! Se a estética for aliada à praticidade, melhor ainda! As lentes de contato unem a beleza estética à praticidade, pois dispensam o uso dos óculos e possibilitam, no caso das mulheres, o uso de maquiagens e uma produção mais bonita para sair ou trabalhar. As lentes facilitam o dia a dia, pois alguns modelos permitem até dormir sem retirá-las por até uma semana. O seu uso também facilita a prática de esportes com ou sem água, evitando incômodos e pequenos acidentes. As lentes de contato também são usadas como acessório por muitas pessoas que não necessitam do uso de óculos. Além das tradicionais lentes de contato coloridas, existem também as lentes fashion, com desenhos de estrelas, bandeiras ou imitando olhos de animais.

Sejam elas de grau, coloridas ou fashion, as lentes de contato são praticamente indispensáveis no dia a dia e não dispensam a consulta a um bom oftalmologista. E, apesar de toda facilidade e beleza, as lentes de contato necessitam de cuidados especiais de higiene e conservação.

A lente de contato deve ser limpa diariamente com produtos indicados pelo seu oftalmologista e quando não estiver em uso, deve ser guardada em estojos próprios para lentes, com produtos especiais para desinfecção e hidratação. Não adianta passar colírios achando que as lentes estarão limpas, pois estas soluções somente hidratam os olhos. O soro fisiológico também não é o mais indicado para limpeza de lentes de contato, muito menos a água. Os produtos apropriados limpam, matam bactérias, não deixam que as lentes fiquem embaçadas e evitam alergias.

No caso de lentes descartáveis, que não necessitam ser retiradas dos olhos para dormir ou tomar banho, é preciso respeitar o prazo de descarte e serem substituídas por uma nova, evitando a proliferação de fungos e outras bactérias que possam afetar seus olhos. Tenha sempre as mãos bem limpas e secas ao trocar as lentes e evite unhas compridas para que as lentes não rasguem, principalmente no caso das gelatinosas, que são mais sensíveis. Se possível, retire as lentes de contato antes de dormir, pois mesmo que autorizado por seu médico, é sempre bom dar um descanso aos olhos!

O ideal é que o usuário não sinta a presença das lentes de contato em seus olhos. A qualquer sinal de irritação, coceira, dor ou vermelhidão, retire a lente e procure seu oftalmologista.