Ter um gramado requer muito cuidado para que seu jardim tenha sempre uma boa aparência. Gramados exigem fertilizantes, produtos para controle de ervas daninhas muita água e cortes frequentes, sendo o último um dos pontos mais difíceis da manutenção de um gramado.

Jardim com forrageiras - Alternativa ao gramado

Jardim com forrageiras

Se você deseja que sua casa esteja sempre verde, mas não quer a preocupação dos cuidados com um gramado, existem outras plantas rasteiras que exigem menos atenção sem deixar de lado a beleza de um jardim bem cuidado. No lugar da grama, tente plantar ervas rasteiras e forrageiras, como um jardim de flores silvestres ou um jardim com plantas comestíveis fáceis de cuidar. Outra opção é substituir parte do gramado por um espelho d’agua ou plantar algumas árvores de pequeno porte.

Dependendo de como seu gramado foi cuidado nos últimos anos, talvez seja necessário adubar a terra. Aproveite este momento para adicionar matéria orgânica ao solo ou corrigir sua acidez com cal, assim, seja qual for a sua escolha para seu próximo jardim, com certeza ele crescerá bonito e com muito vigor!