iPhone 4 – A Maior Revolução Tecnológica de Todos os Tempos

No dia 7 de junho de 2010, a Apple oficializou o novo modelo de celular: o esperado iPhone 4, que corresponde a quarta geração do telefone, sendo seu primeiro modelo lançado em 2007; o iPhone. No Brasil, o aparelho chegou três meses após seu lançamento. Nesta nova proposta, pode-se destacar diversas transformações do aparelho.  O design está mais elegante.

iPhone 4

iPhone 4 - A Maior Revolução Tecnológica

O modelo é 24% mais fino em relação ao 3GS, com espessura de 9,3mm. A câmera digital ganhou um flash especial para imagens no escuro, que beneficia a qualidade das fotos e vídeos.  A câmera frontal foi criada especialmente para as conversas em videoconferência. Uma falha identificada no primeiro iPhone foi quanto à duração da bateria. Agora, a permanência é maior; o tempo de conversação aumentou de 5 para 7 horas. Outro benefício analisado é a alta definição da tela, hoje ela é composta de 4 vezes mais pixels do que os primeiros modelos.

Alguns fatores foram considerados negativos nesta versão do iPhone, como a funcionalidade do iPod. Na tela inicial, o acesso foi melhorado, no entanto, os players continuam iguais aos outros smartphones. Os ringtones e alertas são os mesmos de três anos atrás. É possível pagar por novos toques disponíveis, mas os usuários questionam que a Apple poderia ter renovado a ferramenta.

Não houve atualização na trava e não há suporte para anexo no email em que o usuário já tinha iniciado o conteúdo de texto. Problemas na antena do iPhone 4 também pesam contra a inovação. A própria Apple assumiu a falha, tomando como medida resolutiva a disponibilização, gratuita, de capas de borracha aos usuários do aparelho, garantindo que, assim, resolveria o problema.

Nokia e Motorola, principais concorrentes da Apple, disputam a preferência neste contexto de smartphone. O Motorola Droid X e o Nokia N8 são os aparelhos que acirram a disputa. A Samsung também apresentou o smartphone Galaxy S.