Incentive a Coleta Seletiva em seu Bairro e Condomínio

Coleta seletiva em bairro e condomínio

Coleta seletiva em bairro e condomínio

Você tem noção da quantidade de lixo que é gerada na sua casa todos os dias? Bem, pesquisas recentes mostram que, em média, o brasileiro produz de 500 gramas até 1 quilo de lixo por dia. Agora imagine essa quantidade multiplicada pelo seu bairro ou pelo seu condomíno?

O lixo produzido por nós irá gerar um grande montante no final. A maior parte desse lixo é orgânica, ou seja, contém restos de alimentos, plantas e fezes animais. O lixo de origem orgânica é facilmente decomposto pela natureza em condições ideias, porém em quantidades grandes e quando depositado em local inadequado, esse lixo gera grandes transtornos a população local.

Devido a consciência ecológica que tem crescido atualmente, mais e mais pessoas estão comprometidas com o meio ambiente. A melhor solução para o lixo é a reciclagem. Reutilizar se torna necessário uma vez que diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões e aterros.

Incentivando a coleta seletiva

Se você deseja aderir a reciclagem, converse com as pessoas no seu bairro e/ou em seu condomínio para incentivar a coleta seletiva. A coleta seletiva separa os materiais recicláveis daqueles não recicláveis, podendo gerar até algum dinheiro com a venda desses produtos.

Plástico, papel, vidro e alumínio são alguns dos materiais que podem ser separados do lixo comum para serem enviados a reciclagem. O material orgânico pode ser depositado em composteiras, que são nada mais que caixas com furos para uma boa aeração, promovendo a decomposição natural desses materiais e gerando um fértil adubo para as plantas como resultado.

Se houver grande aderência a essa ideia por parte das pessoas em sua localidade, você pode tentar providenciar um local para armazenar esses materiais recicláveis para que depois eles possam ser vendidos, gerando uma renda que pode ser investida em algo de interesse mútuo, como alguma reforma.