Impressora Laser – Você Sabe como Funciona?

Resultado da evolução, primeiro da maquina de escrever e depois das impressoras comuns, de pouco desempenho e alto custo, nasceu em 1983, de uma parceria firmada entre as empresas Hewlett Packard e Canon, a impressora laser.

Impressora Laser

Hoje, algumas décadas depois, a impressora laser se tornou a queridinha das grandes corporações que tiram proveito do baixo custo e da rapidez de impressão, para economizar preciosos minutos e um montante de algumas centenas de reais no final do mês.

As impressoras laser compõem-se basicamente dos fios coronas, que servem pra carregar estaticamente tanto o cilindro quanto o papel, do reservatório de toner, onde fica armazenado o toner a ser utilizado, da unidade de varredura a laser, que sensibiliza o cilindro, do fusor, resposável por “colar” definitivamente o toner ao papel, e por último, do cilindro fotossensível, onde são gravadas as “imagens eletrostáticas”.

O processo de impressão de uma impressora laser é também bastante simples. O cilindro recebe uma carga estática do “fio corona primário”, num processo denominado condicionamento, sendo posteriormente exposto a um feixe de luz extremamente concentrado, o laser, que desenha em sua superfície a imagem a ser impressa. O cilindro é então “banhado” por toner que se fixa às partes sensibilizadas pelo laser, processo para o qual se dá o nome de revelação. Por fim, acontecem a transferência e a fusão, cujas funções são respectivamente transferir o toner do cilindro para o papel pela ação do “fio corona secundário” e o aquecimento do toner que será prensado na folha. Vale lembrar que todo esse processo acontece de forma instantânea e em segundos.

Atualmente existem 2 tipos principais: a impressora laser colorida e a impressora laser monocromática. E, diferente das impressoras comuns, que imprimem uma linha de cada vez, uma impressora laser trata a impressão como um todo, isto é ela imprime uma imagem completa, o que aumenta a resolução e diminui o tempo gasto em uma impressão, mas para tanto ela possui ume memória RAM, responsável por armazenar a imagem a ser impressa, que na maioria dos casos pode ser expandida com facilidade.