A importância e a variedade dos tubos de aço

O aço é uma liga metálica esteticamente atraente, resistente e fácil de se trabalhar. Por conta disso, é difícil que olhemos à nossa volta e não nos deparemos com ao menos um objeto confeccionado com aço. Os tubos de aço, em especial, têm sido muito utilizados na composição de peças automotivas, máquinas, sistemas industriais, construção civil e até mesmo na arquitetura.

O que muitas pessoas não sabem é que há diferentes tipos de tubos de aço, e cada um deles possui características únicas que o tornam mais propícios para determinadas utilidades.

A importância e a variedade dos tubos de aço

Tubos galvanizados

Os tubos galvanizados são feitos com aço, mas possuem um revestimento de metais nobres que protegem a matéria-prima contra os efeitos da corrosão. Assim, eles prolongam a vida útil do tubo e também o tornam mais atraente. Por isso, eles são especialmente requisitados na construção e nos projetos arquitetônicos.

Tubos quadrados

Também conhecidos como tubos metalon, os tubos quadrados podem ser pretos ou galvanizados, sendo fabricados com ou sem costura (soldagem). Eles são muito aplicados em indústrias dos mais diversos ramos e em estruturas metálicas. São especialmente utilizados nas indústrias de máquinas e fundações, dentre outras aplicações que exigem materiais mais resistentes.

Tubos retangulares

Os tubos retangulares, assim como os quadrados, também são bastante empregados na confecção de estruturas metálicas, configurando vigas e colunas de sustentação. Também são utilizados como suporte para pisos, fundações, mezaninos e demais projetos de engenharia e arquitetura. Também são muito empregados na composição de máquinas de diferentes portes e finalidades.

Tubos redondos

Os tubos redondos subdividem-se em dois tipos: os tubos industriais redondos e os tubos redondos de condução. Os tubos industriais redondos são fabricados com costura e possuem função estrutural, na construção civil, na arquitetura e em diversos utensílios e ferramentas que vemos todos os dias, como corrimões, equipamentos hospitalares, brinquedos infantis de parques, equipamentos de musculação, entre outros.

Os tubos redondos de condução, como o nome sugere, não servem para sustentar uma estrutura, mas sim para conduzir um determinado fluido, seja um líquido (como água, óleos etc) ou gás (como o vapor, por exemplo). Podem ser fabricados com ou sem costura e em variadas dimensões, podendo também ser galvanizados. São muito utilizados em indústrias, residências e estabelecimentos comerciais, na condução de água, em redes de incêndio e também na condução de ar-condicionado.

Tubos Schedule

Os tubos schedule são um modelo específico de tubo redondo de condução, pois possuem algumas particularidades em sua composição e estrutura. São mais resistentes e, por isso, conduzem líquidos, gases e materiais sólidos em partículas. São comuns em hospitais e nas indústrias química, petrolífera, entre outras.