Futebol no Fim de semana, Risco ou Diversão?

Futebol

Futebol

Quem não gosta de jogar uma bolinha no final de semana? Convidar os amigos e fazer aquele rachão ou a famosa ”pelada”, afinal fazer exercícios sempre é bom não é? Bem com certeza jogar futebol faz bem mas devemos tomar alguns cuidados extras,pois o corpo de quem não pratica atividades físicas regularmente não esta acostumado com muito esforço físico, podendo causar certos problemas. Conheço casos de pessoas que morreram jogando futebol em um final de semana, pois o que deveria ser uma atividade de lazer e descontração, transformou-se em fatalidade.

Para tornar a pelada de fim de semana uma diversão o ideal seria manter uma atividade física durante a semana (pelo menos 3 dias na semana) para evitar o excesso de esforço que uma partida de futebol causa.

Os atletas de fim de semana sofrem muito mais lesões e contusões e são freqüentes as torções de tornozelo e joelho. Sempre que possível é aconselhável usar tornozeleiras,caneleiras e chuteiras adequadas, jogar descalços é um risco.

Fazer um bom acompanhamento médico é necessário para conhecer melhor seu corpo e seus limites, evitando assim ter problemas mais graves, pois é comum a falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos , tontura e dor de cabeça. Caso isso ocorra o melhor é parar e consultar seu médico.

È bom sempre fazer um bom alongamento junto com um aquecimento para pré-aquecer os músculos e nervos.

Siga estas dicas e pratique seu futebol com segurança, afinal a verdadeira paixão nacional é o futebol de fim de semana. E lembre-se futebol deve ser diversão e uma forma de atividade física saudável.