Fique Atento aos Produtos de Limpeza

Os produtos de limpeza e a limpeza profissional são nossos aliados contra a sujeira e devem ser usados, conforme indicação da embalagem e do rótulo, com bastante atenção para que não causem nenhum tipo de problemas como a intoxicação, alergias e peles irritadas.

Só em 2008, mais de 10,5 mil pessoas sofreram com intoxicação por produtos de limpeza usados de forma errada, um dado alarmante, já que tais produtos normalmente têm coloração e embalagens criativas e coloridas, muitos consumidores não se atentam para os males que podem causar. As empregadas domésticas e diaristas somam uma grande parte desse continente crescente de pessoas afetadas pela química empregada em determinados produtos.

Riscos e alertas

Produtos de Limpeza

Produtos de limpeza, fique atento!

Intoxicação, envenenamento e até mesmo incêndios podem ocorrer por negligencia ou falta de conhecimento no manuseio de substancias químicas tóxicas. Cada produto afeta o organismo de forma diferente. Por exemplo: Desentupidores de ralos podem queimar a pele e olhos, além de provocar danos aos rins, fígado e aparelho digestivo; e alguns alvejantes contêm soda cáustica, substância responsável por queimaduras na pele e nos olhos e que pode provocar graves lesões no esôfago e estômago se for ingerida.

A toxicologista Silvia Cazenave alerta sobre os riscos causados e as alergias e irritações resultantes pela exposição a esses produtos: “Essa irritação pode produzir até necrose. Tem que ver se a pessoa está exposta com muita freqüência”.

Outro risco, até mesmo para os profissionais, é a mistura de produtos. Na tentativa de facilitar a limpeza, algumas pessoas combinam substâncias sem saber os efeitos que elas podem causar. Dependendo do principio ativo há uma dispersão de gases invisíveis, e o simples fato de respirar sobre eles é suficiente para causar uma intoxicação. Os componentes diversos de tais produtos provocam alucinações, ansiedade, comportamento alterado e até mesmo, a morte.

No caso de produtos clandestinos o risco ainda é maior, por serem ainda mais tóxicos, geralmente acondicionados em garrafas de refrigerantes chamam a atenção também de crianças por serem coloridos, aumentando as chances do envenenamento.

Muitas vezes, guiados pelos costumes populares, mas no caso especifico por conta de produtos de limpeza isso não é recomendado, pois podem piorar ainda mais os efeitos colaterais.

5 razões para investir em equipamentos de limpeza

Varredeira de pisos da Nilfisk-Advance.

Varredeira de pisos da Nilfisk-Advance.

Os equipamentos de limpeza evitam quase 90% dos acidentes por intoxicação e envenenamento, já que são maquinas que fazem todo o trabalho de higienização. Veja algumas vantagens no uso dos equipamentos de limpeza:

1. Obviamente, ajuda a evitar a intoxicação, alergias e irritações com relação ao uso de produtos de limpeza;

2. Diminui drasticamente a quantidade de materiais de limpeza, como panos, rodos, e produtos específicos do “pós-limpeza”, para dar aquele efeito de acabamento;

3. Resistentes e práticos, os equipamentos de limpeza profissionais têm melhor desempenho e reduzem os custos com materiais;

4. Economizam com a água e em geral não necessitam de manutenções frequentes;

5. Geram menor desgaste físico ao agente de higienização, bem como a prevenção de problemas de saúde causados pelos agentes tóxicos.