Festas – Saiba como Organizar, Planejar e Decorar a sua Festa!

FestasToda festa merece uma decoração que seja, ao mesmo tempo, chamativa e atraente, sem ser exagerada, além da conta. O ideal é ter como referência a celebração ou motivo da data, para saber se pode colocar mais objetos e itens de decoração ou se é melhor manter algo mais discreto.

Um luau merece velas, tochas e luzes mais baixas. Já uma festa de Natal pode estar repleta de guirlandas, enfeites natalinos e estrelas decorativas. Já um aniversário pede balões. Para cada ocasião, uma decoração específica.

Os convites não são objetos de decoração, mas sua elaboração, como arte, tamanho, tipo de envelope, papel utilizado, cores e letras e modo de entrega podem e devem ter relação direta com a data e a decoração da festa. Ao receber o convite, o convidado já poderá ter uma noção de que tipo de festa estará indo, que tipo de decoração estará presente, dando dicas para vestimentas, por exemplo. É uma prévia ou apresentação da festa. Todo convite, assim como a decoração da festa e outros detalhes, devem ser muito bem pensados, para que ‘casados’, deem a impressão de coerência e bom gosto. A qualidade do material é importante para passar uma boa imagem e atrair os convidados para a celebração.

A organização de qualquer festa é primordial para que a comemoração seja bem-sucedida e tudo aconteça dentro do previsto. Elaborar uma lista com itens a serem comprados ou adquiridos é um passo para que nada seja esquecido. A logística de transporte de alimentos, bebidas, mesas, cadeiras e objetos de decoração deve ser pensada com antecedência, pois imprevistos sempre podem acontecer. Trabalhar com a possibilidade de um plano B, principalmente no que se refere aos fornecedores, é outra dica que pode ser útil e salvar sua festa de problemas. Fazer as compras, pensando na validade dos produtos, pode ajudar também.

Entre os utensílios usados em festas, vários são descartáveis. Esta opção pode ser interessante, uma vez que minimiza custos e o risco de cortes. Copos, guardanapos, talheres e pratos são itens descartáveis que são mais utilizados quando se prefere menor custo e mais facilidade no momento da limpeza. Mas nada de comprar em excesso, além da conta. O meio ambiente agradece.