Facilidades que os Dispositivos de Armazenamento Proporcionam

Os dispositivos de armazenamento de informação, como já diz o nome, são dispositivos capazes de gravar dados em sua memória, facilitando assim, o transporte de informações e a distribuição das mesmas em diversas máquinas. Além disso, os dispositivos de armazenamento de informação auxiliam como ferramentas de armazenamento seguro de dados, também conhecidos como backup.

Dispositivos de Armazenamento

Dispositivos de Armazenamento

Entre os dispositivos mais utilizados no dia-a-dia estão: Dispositivos de armazenamento por meio magnético (HD’s e Disquetes), Dispositivos de armazenamento por meio óptico (CD, DVD, Blu-Ray) e Dispositivos de armazenamento por meio eletrônico (pen drive e cartão de memória). Veja abaixo, alguns detalhes de cada um deles:

Dispositivos de Armazenamento de Informação por Meio Magnético

Esses dispositivos são os mais antigos e utilizados em grande escala. Sua vantagem está no fato deles permitirem o armazenamento de grandes quantidades de informações em pequenos aparelhos. A manipulação dos dados armazenados é feita através manipulação de dipolos magnéticos presentes em sua superfície.

Os exemplos mais conhecidos de dispositivos de armazenamento de informação por meio magnético são os HD’s, HD’s Externos e o Disquete. Esses dispositivos são utilizados em diversas ocasiões, principalmente para armazenar grandes quantidades de dados dos computadores (HD’S) ou pequenas informações (disquete).

Dispositivos de Armazenamento de Informação por Meio Óptico

A principal função dos dispositivos de armazenamento por meio óptico é armazenar arquivos multimídia, como músicas, fotos e filmes. Além disso, são bastante utilizados para armazenar programas de computador, jogos e aplicativos. A gravação dos dados é realizada através de um feixe de laser de alta precisão.

São exemplos de dispositivos de armazenamento de informação por meio óptico: CDs, DVDs e Blu Ray. Essas peças são capazes de armazenar quantidades elevadas de informações e a sua utilização é bastante comum, principalmente em computadores, rádios, aparelhos tocadores de DVD e Blu Ray. O valor dessa mídia é acessível e ela é encontrada facilmente em papelarias, lojas de informática, supermercados, etc.

Dispositivos de Armazenamento de Informação por Meio Eletrônico

A mais jovem e promissora forma de armazenamento de informações utiliza-se de circuitos eletrônicos para armazenar as informações, que não precisam se movimentar para efetuar tal função. Esse dispositivo é encontrado nos Pen Drives e Cartões de Memória, muito comuns hoje em dia. Devido sua agilidade e fácil manuseio, esses dispositivos logo ganharam força no mercado. Porém, sua capacidade de armazenamento de informação ainda é restrita devido ao alto valor dessa tecnologia. Para contar com as facilidades de um Pen Drive ou Cartão de Memória, os usuários devem optar pelos aparelhos com menos recursos de espaço, porém mais baratos, ou, com grandes capacidades e que agregam um valor muito alto ao produto.