Estude pela Internet com os Cursos de Educação à Distância

Parece inevitável que a quase onipresença dos computadores influencie diretamente a formação e a educação das pessoas hoje. Fatos recentes como a inclusão digital e a mobilidade dos notebooks têm mudado bastante a relação com a informação e o conhecimento, antes sacralizado nos mosteiros medievais, restritos à elite e hoje cada vez mais acessíveis. Essa chamada “sociedade do conhecimento” é marcada por dois elementos bastante interessantes: a possibilidade de fazer parte dos cursos em casa e o consequente crescimento da chamada EAD, a Educação à Distância.

Cursos de Educação à Distância

Cursos de Educação à Distância

Trata-se da possibilidade de fazer desde cursos de graduação ou MBA, até conhecer diversas áreas do conhecimento, da culinária à tecnologia. A facilidade de acesso a esse tipo de conhecimento leva cada vez mais pessoas a procurarem os chamados cursos à distância, antes feitos por correspondência e que hoje são altamente sistematizados e interativos, graças à mediação da internet. Dessa maneira, tornou-se possível fazer grande parte dos cursos em casa, via EAD. Antes, a maioria dos cursos custava caro (muitos ainda custam) e estavam restritos a quem pudesse frequentar estabelecimentos de ensino totalmente presenciais. Outro fator que tornou essa área atraente é a flexibilidade de horários, afinal muita gente deixa de estudar por não poder adaptar o curso a sua rotina, o que fica muito mais fácil fazendo parte dos estudos em casa.

É evidente que a possibilidade de fazer em casa parte dos estudos tem seus perigos e suas peculiaridades, já que o aluno é totalmente sujeito de sua aprendizagem. É sua responsabilidade desde pesquisar pelo curso que mais lhe interessa e se matricular, até acompanhar as aulas e as lições, fazer as atividades, pesquisar temas pertinentes àquele assunto e cumprir com as devidas obrigações. A disciplina de quem opta por estudar em casa é bastante diferente daquela dos cursos totalmente presenciais, no qual o professor passa as atividades, orienta e cobra depois. Nos cursos à distância este é o papel do chamado “tutor”, uma pessoa geralmente responsável por gerenciar diversas turmas de alunos.

É claro que para aqueles não muito acostumados a se dedicar a um curso, estudar em casa não é muito indicado. Em todo caso, trata-se de uma possibilidade interessante de formação para quem por algum motivo não teve oportunidade ou para quem está disposto a aprender e conhecer mais sem sair de casa sempre.