Estratégias de Marketing Digital para empresas

A definição de Marketing Digital consiste num conjunto de ações de comunicação implementadas por empresas na internet e em dispositivos digitais móveis, com o objetivo de divulgar suas marcas, produtos e serviços; conquistar novos clientes; otimizar o relacionamento com os clientes já fidelizados e oferecer conteúdo relevante e cada vez mais personalizado ao público. Com o desenvolvimento da internet e a chegada de novas tecnologias, especialmente o mobile, esse setor se encontra em contínua expansão. A maneira de pesquisar, comprar e vender tem sido modificada em todo o mundo, e no Brasil não é diferente.

Estratégias de Marketing Digital para empresas

Confira, a seguir, algumas das estratégias utilizadas no marketing digital para promover empresas e impulsionar vendas:

Marketing de Conteúdo

As velhas formas de se fazer publicidade, falando apenas de preços e produtos, ficaram para trás. Nas mídias digitais, é mais criativo e eficaz atrair o consumidor por meio de um conteúdo que lhe seja relevante do que promover um bombardeio de adjetivos e superlativos obsoletos. Por exemplo, um blog com dicas de receitas pode ser uma maneira mais inovadora de promover uma marca de alimentos. A vantagem do marketing de conteúdo é a grande variedade de opções, desde a criação de sites de qualidade, criação de landing pages, publicações e interações em redes sociais, criação de blogs, e-mail marketing, vídeos, entre outros.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um sistema de ações que otimizam páginas da web para que se tornem mais facilmente acessíveis em mecanismos de busca. Tendo em vista que esse tipo de site é muito utilizado pela maioria dos usuários na busca por basicamente qualquer informação, o SEO é uma ferramenta muito útil. Conteúdos de qualidade, pesquisas de palavras-chave relevantes aos targets, utilização de títulos curtos e diretos e link building são alguns dos meios que melhoram o posicionamento orgânico dos sites das empresas.

Tendências

Uma característica nítida do setor digital é o dinamismo e a velocidade com que surgem novidades. É preciso estar sempre atento às novas tecnologias e atualizações promovidas pelas plataformas digitais, como Google Analytics e Google Trends, por exemplo. Além disso, é necessário estudar com frequência o comportamento do consumidor e suas mudanças eventuais na jornada de compra. O conhecimento permite que as estratégias sejam tomadas com maior precisão.

Anúncios

As plataformas digitais também permitem a publicação de anúncios mensuráveis e que permitem segmentar o público por faixa etária, geolocalização, interesses, entre outras variáveis. Além dos tradicionais banners em portais, há redes sociais que aceitam publicidade paga. Os links patrocinados também são uma opção interessante para anúncios e funcionam a partir da compra de determinados termos em sites de busca, de modo que os links apareçam próximos aos resultados orgânicos.

E-mail marketing

O disparo de e-mails com conteúdos relevantes não é exatamente uma novidade, mas funciona muito bem. A segmentação profunda que o meio digital oferece permite que esse conteúdo seja cada vez mais específico e personalizado, permitindo que as empresas impactem exatamente os públicos que têm como alvo. Newsletters, por exemplo, aproximam as marcas dos clientes por meio de novidades e informações de seu interesse, divulgando a empresa de forma mais sutil.

As estratégias citadas ajudam a promover as marcas, mas elas só funcionam com dedicação, criatividade, pesquisas de conteúdo relevante, investimentos em tecnologia e profundos conhecimentos sobre público-alvo e concorrentes. Mãos à obra!