Especificações do Laptop: Uma Visão Geral

A compra de um notebook pode ser emocionante, mas também frustrante. As especificações de um laptop podem ser confusas. Se não estiver familiarizado com a maioria da terminologia, tudo vai parecer-lhe escrito numa outra língua. Para saber o que comprar, você precisa de entender as especificações listadas em cada laptop.

Notebooks

Notebooks

Aspectos Importantes num notebook

As telas dos laptops têm normalmente entre 12 e 17 polegadas. As telas são medidas diagonalmente do canto superior direito ao campo inferior esquerdo. O tamanho da resolução deve ser 1920 x 1080, o que é a resolução necessária para ver vídeos HD no seu estado original.

Além da tela em si, outro elemento importante é a placa gráfica. Existem duas maneiras de uma placa gráfica ser instalada num laptop: integrada ou dedicada. Normalmente, uma placa gráfica integrada não funciona bem porque partilha a RAM com o computador. Uma RAM partilhada causa erros quando o usuário roda aplicações pesadas em termos gráficos. Para assegurar uma boa experiência gráfica, você deverá ter uma placa gráfica com 1GB memória RAM exclusiva.

As CPUs são os cérebros da operação. Tudo o que acontece num computador é resultado do que a CPU fez ou irá fazer. Para que uma CPU processe a informação de uma forma rápida, precisa de uma cache. A cache é uma forma de memória que a CPU usa para recuperar arquivos da sua cache, em vez da memória principal. A quantidade recomendada de cache é de 1-2GB. Hoje em dia quase todos os computadores têm um processador multi-core. Se você quer jogar jogos de última geração, ou vai realizar várias tarefas ao mesmo tempo, escolha uma quad-core, se não, opte por uma dual core.

A RAM é uma parte importante de qualquer PC. A RAM possibilita ter diferentes aplicações abertas ao mesmo tempo. A RAM DDR2 (double data rate) é a RAM padrão na maioria dos laptops, no entanto, a DDR3 tem se tornado conhecida por ser mais rápida. 4GB de RAM é a quantidade mínima para uma DDR2 ou DDR3. A maioria dos laptops vem com gravadores de CD e DVD. Dado que essa tecnologia já não é nova, certifique-se que o seu laptop vêm com as duas. Alguns laptops têm drives de Blu-ray, mas o preço é substancialmente maior.

Por fim, o armazenamento é uma coisa importante a considerar. Os discos rígidos têm velocidades diferentes: 5400, 7200 ou 10000rpm. Quanto mais rápido um disco rígido gira, mais rápido copia/ recupera dados. Alternativamente, pode-se optar por um disco de estado sólido (SSD), que não gira e que é a opção mais rápida disponível atualmente. No entanto, estas drives são mais caros do que os discos tradicionais. A capacidade dos discos rígidos dos laptops é bastante limitadas devido às restrições de tamanho, normalmente girando em torno de 500Gb espaço em disco.

Agora, quando você for a uma loja, você já tem uma ideia do que procurar nas especificações de cada laptop. Ser capaz de tomar uma decisão informada pode fazê-lo economizar muito tempo, dinheiro e frustração. No final de contas, a compra de um laptop deve ser uma experiência emocionante e não frustrante.

Biografia do Autor:  David Borg trabalha na empresa Dell e gosta de escrever sobre computadores e tecnologia. Gosta de passar o seu tempo livre com a esposa e filhos. Para saber mais sobre laptops Dell, clique aqui.