Escola Ajuda ou Atrapalha?

Escola - Ajuda ou atrapalha?

Escola - Ajuda ou atrapalha?

As escolas brasileiras não ajudam a desenvolver a capacidade intelectual do aluno, mas ao meu ver até atrapalham.

Os métodos de avaliação aplicados nas escolas atualmente ( a famosa e temida prova) são totalmente ineficazes nos dias atuais. Porque a prova acaba minando a capacidade de argumentação do aluno.

Nossos alunos são obrigados a escrever em uma prova oque eles decoraram nos livros, isso faz com que eles não pensem apenas decorem.

Certa vez fiz uma prova e nela havia uma pergunta “quem descobriu a América?” e eu como tinha visto em um livro que foi Colombo respondi dessa maneira.

Mas oque um aluno aprende com esse tipo de pergunta, eu sinceramente nem acredito que foi Colombo que descobriu a América pois já existiam habitantes la bem antes de 1492, Colombo apenas se declarou dono de um lugar que já existia há muito tempo, e isso não é descobrir é se apropriar e uma coisa é bem diferente da outra.

Mas não importa eu respondi Colombo e acertei “é isso que importa não é?” é claro que não!!!!!
Pois eu pensava de uma maneira totalmente diferente ao que era escrito nos livros. Mas não podia expor minhas ideias, mesmo meus argumentos sendo válidos

A pergunta correta seria: Quem em sua opinião descobriu a América? Explique: Será que é tão difícil os professores e as escolas entenderem que seu papel principal é fazer com que os alunos pensem, e não lhe imporem uma verdade.

A educação precisa de uma reforma urgente ,mas não adianta capacitar professores, melhorar as escolas se continuarem a proibir os alunos de pensar.

  • Está perfeita sua argumentação, só tenho um reparo a fazer: a avaliação já era assim no meu tempo (jurássico rsrs). Contudo naquela época a gente aprendia a pensar porque ,não havendo televisão, a gente lia muito e depois discutia com os amigos o que havia lido ou aprendido, as questões, as dúvidas surgidas, etc. Quando os amigos não tinham as respostas levávamos as perguntas aos professores.

    No segundo grau havia Filosofia que também ajuda a desenvolver a crítica e a reflexão.
    Atualmente os valores estão muito invertidos. Aluno “esperto” é aquele que sabe o que aconteceu no último programa do BBB e assim vai. As gerações atuais só se interessam por futilidades (com honrosas exceções).
    Parabéns pela postagem e abraços