Envelhecimento Saudável, Uma Nova Realidade

Foi-se o tempo em que envelhecer com saúde era um privilegio exclusivo das populações dos paises desenvolvidos. Hoje em dia envelhecer com mais saúde está se tornando uma realidade cada vez mais acessível a boa parte da população brasileira, independente de classe social ou situação financeira.

envelhecer com Saúde

envelhecer com Saúde

Muitos governos, no Brasil e no mundo, têm implementado programas sérios ou projetos sociais voltados exclusivamente para a terceira idade, grupo este que  já faz parte da massa populacional que mais cresce em nossos dias. Ademais, muitas cidades brasileiras passaram por mudanças estruturais objetivando dar mais mobilidade aos idosos, como a pavimentação de ruas, a construção de calçadas mais seguras, além de programas de habitação ao alcance de todos. E tudo isso aliado, é verdade,  às mudanças comportamentais dos idosos, como a prática de exercícios regulares, o cuidado com a alimentação e o uso de medicamentos devidamente prescritos. E não é preciso dizer que quando o idoso entende suas próprias limitações e busca formas seguras  de cuidar da própria saúde,  ele consegue explorar melhor suas potencialidades e, consequentemente, sentir-se mais útil à sociedade.

E é também elogiável quando a administração pública, cônscia dessa nova realidade mundial, cria , por exemplo, áreas de lazer exclusivas  para o terceira idade. Isso contribui para que os idosos se sintam valorizados e com a autoestima elevada. E como nos alegramos em  ver a disposição dos nossos idosos que fazem caminhadas, sozinhos ou acompanhados, nos calçadões das mais belas praias brasileiras! E alguns, inclusive, têm energia de sobra  para se exercitar com estilo na areia, dando assim uma lição de vida para muitos jovens que levam uma vida sedentária.

É claro que muita coisa ainda precisa ser feita em prol dos idosos, que muito contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento de nossa sociedade. Até porque – e disso jamais podemos esquecer  – todos nós seremos idosos um dia, e exigiremos também da mesma sociedade  um tratamento digno e respeitoso.