Encarando os estudos

Se pudesse destacar um primeiro passo para a inclusão ao mercado de trabalho, qual seria este? Cursos especializados? Estudo? Persistência? Eu diria que esses três pontos e mais algumas coisas são bastante importantes para a preparação de um novo profissional ao seu mercado de atuação. Mas se pudesse definir tudo isso em uma única palavra, com certeza este termo seria “formação”.

Em tempos onde a concorrência profissional se torna cada vez mais feroz e cruel, ter a formação em seu currículo significa não somente mais um diploma para se mostrar em uma entrevista, mas principalmente um preparo para não sentir o choque de uma realidade comum para um ambiente de trabalho. E uma grande característica dos tempos modernos (e a tendência promete esse processo em escala ainda maior), é que cada vez mais cursos e especializações tenham menos importância já que não encontramos a mesma dificuldades para estudar, que haviam há 20, 30 anos atrás. E em cima de tudo isso, podemos introduzir um pouco melhor sobre alguns cursos.

Formação técnica

Os-cursos-técnicos-se-popularizaram-bastante-dentro-destes-últimos-anos.Este termo se torna cada vez mais vago, já que anteriormente se valorizava mais o profissional técnico, mas agora o título se tornou mais fácil e atingível do que um dia já foi. Uma das grandes diferenças também fica por conta da faixa etária do técnico, que antes se dava com uma média muito mais alta, e hoje é totalmente comum que jovens com menos de 20 anos de idade já o tenham em seus currículos.

O ponto interessante do curso técnico, fica por conta do TCC, encontrado também no curso superior, mas com um nível de dificuldade muito mais intenso se não houver um conhecimento prévio sobre o curso. Bem verdade que alguns trabalhos acabam ficando mais difíceis de fazer, não somente pela própria dificuldade, mas também pelo excesso de normas técnicas (ABNT) que não são de um conhecimento tão fácil, atrapalhando até mesmo a documentação de todo o projeto. É claro que tudo isso fica mais agradável quando se conhece os serviços de uma assessoria de monografia, mas com certeza a experiência de se encrencar com o TCC no técnico, é bastante agregadora para o profissional.

Formação superior

Fazer-uma-graduação-se-tornou-muito-mais-acessível-hoje-em-dia.Se antes significava trabalho garantido, hoje em dia a graduação se torna cada vez mais uma extensão obrigatório do Ensino Médio. Com os inúmeros programas de bolsas, financiamentos e instituições atuando, garantir o seu diploma acadêmico já não quer dizer que você chegou ao fim do ciclo de estudos. Pós-graduação, mestrado e doutorado compõem a grade que enfim conclui a formação deste especialista no assunto, mas é claro que para obter esse nível de especialização não é possível obter em pouco tempo.

O ponto diferenciado é que a faculdade traz para o estudante um padrão muito diferente do encontrado em todos os níveis de ensinos anteriores, e sem dúvidas ainda vale muito a pena se esforçar para terminar o curso, já que muitos acabam parando o curso por um motivo ou por outro. A partir do bacharelado (graduação) é possível que o aluno tenha uma verdadeira experiência prática daquilo do que ele tem intenção em levar como profissão, e a partir disto o processo de desenvolvimento das habilidades técnicas também fluem com maior naturalidade. O TCC da faculdade costuma ser de um estresse e aprendizagem maior do que o técnico até pela forma como o mercado encara o profissional técnico e o profissional acadêmico formado.

Independentemente da opção de curso escolhida, não deixe de ter em mente que concluir os cursos começados, nunca irá te trazer nenhum problema, mas com certeza uma experiência e conhecimento a mais para encarar o mercado de trabalho.