É Mais Fácil do que se Pensava – Dicas para Reparar Eletrodomésticos, Canos e Outros

Em algumas situações, quando ocorrem pequenos problemas em casa, como um vazamento, ou chuveiro que quebra o próprio morador pode realizar o reparo sem chamar um profissional. Um exemplo: o chuveiro não esquenta mais a água e sua mulher quer comprar um novo? Às vezes só trocar a resistência elétrica resolve, mas será preciso “colocar a mão na massa”. Para ajudar em ocasiões como esta, elaboramos um pequeno guia com situações rotineiras e como contorná-las.

É só trocar a resistência elétrica ou fusível

Resistências Elétricas

Alguns aparelhos possuem resistências elétricas, que como o nome diz serve para resistir, no caso a corrente elétrica. Elas são usadas em aparelhos que realizam a mudança de energia elétrica para energia térmica, como chuveiros, ferro de passar, mergulhão e outros. Quando um desses parar de funcionar, antes de comprar outro, veja se ele possui uma resistência que pode ser trocada, se sim, basta o aparelho até uma loja de materiais para construção e ver se é possível trocá-la. Se sim, você irá economizar um pouco.

Se após uma queda de energia alguns aparelhos pararam de funcionar, como aparelho de som ou computador, o ideal é ver se ele possui um fusível e se este queimou. A coisa fica bem mais simples e não será preciso gastar muito dinheiro, já que um fusível pequeno, de 0,5 ampéres não custa mais do que R$ 3,00. Bem mais barato que um aparelho novo.

Trocou a lâmpada e mesmo assim ela não funciona?

Base

Quando a lâmpada para de funcionar e mesmo trocando – a ela não liga, o problema deve ser no soquete (bocal) e será necessário trocá-lo ou apenas restabelecer a conexão. Para isso desligue a chave da energia para evitar choques elétricos e depois observe se há algum fio solto na base do soquete, se sim, basta usar uma fita isolante para ligar os fios novamente, se não funcionar o ideal será a troca do bocal da lâmpada.

Ta vazando, nem sempre é preciso chamar um encanador

Se aquela torneira está pingando água e você já está ficando irritado com o pinga pinga, nem sempre é preciso chamar os serviços do encanador, mas é preciso ter um pouco de cuidado na hora de tentar realizar o reparo. Os vazamentos, em alguns casos são causados por um encaixe mal feito nos canos e para reparar basta apertar um pouco. Primeiro desligue o registro e veja se está totalmente fechado, abra a torneira para que saia toda a água do cano. Desenrosque a torneira e passe o veda rosca no local de enroscar no cano. O veda rosca é aquela fita branca que evita os vazamentos. Depois basta enroscar a torneira novamente.

Se o problema é um cano quebrado, o morador também pode fazer ele mesmo o reparo, mas para isso é preciso um pouco mais de destreza. Nesses casos, encontre o local do vazamento, desligue o registro e use e identifique o tamanho do “buraco”. Com uma luva (pedaço circular de cano) o usuário pode envolver o cano furado e isso resolverá o problema. Basta usar uma cola específica para canos, que irá ajudar a reforçar o reparo.