Dos Clássicos aos Super Modernos – O Vídeo Game

Em 1983 chegava as lojas brasileiras aquele que seria o primeiro grande revolucionador de toda uma era de jogos eletrônicos, ninguém sabia ao certo para onde iria o mercado e como ele seria hoje em dia. Claro, estamos falando do Atari, primeiro grande sucesso de vendas de um videogame em terras tupiniquins no mercado de games.

Dos Clássicos aos Super Modernos - O Vídeo Game

Dos Clássicos aos Super Modernos – O Vídeo Game

Passaram-se alguns anos (a década de 90 inteira, para ser exato) e centenas de lançamentos vieram para consolidar o mercado e se tornar objeto de desejo de centenas de pessoas, sendo crianças ou adultos. Mas só no final da década e começo dos anos 2000 que o mercado se viu impulsionado pela estabilidade da moeda e aumento da renda do brasileiro. Consoles como o popular Playstation (o mais vendido no Brasil), o Wii da Nintendo e o Xbox 360 da Microsoft, trouxeram não só uma jogabilidade incrível, como também definição de gráficos, possibilidades infinitas de games a preços “um pouco mais acessíveis” (principalmente no caso dos jogos para Playstation).

Com a chegada do Wii, a japonesa Nintendo não só voltou a ter um papel de destaque no mundo dos consoles, como criou toda uma nova forma de jogar videogame, se antes a forma passiva e pouco dinâmica imperava, com o Wii o mix de atividades físicas e videogame se tornaram realidade, mudando assim toda a concepção de inércia ligado aos jogos.

Mesmo estando muito ligada ao mundo dos computadores pessoais, servidores de empresas e Internet, a gigante americana Microsoft entrou de cabeça no mundo dos games em 2005 com a chegada do Xbox 360 (evolução de outro console pouco difundido chamado Xbox) e logo conquistou fãs pelo mundo todo, com plataformas de games impressionantes e qualidade superior de imagens. E revolução é o que espera o mercado no próximo mês de Dezembro, quando chegam as lojas americanas o já famoso Kinect (também conhecido como “Projeto Natal”), que permitirá aos vídeos games algo impensável em eras passadas: o não uso dos controles remotos. Onde irá parar a indústria? Só o tempo dirá.

Lista dos 10 jogos mais vendidos de todos os tempos

• Super Mario Bros (40,23 milhões)
• Duck Hunt (30 milhões)

• Wii Sports (26.295 milhões aproximadamente: 3, 104, 720 no Japão, 13.11 milhões nas Américas, 10.08 milhões em outras regiões)
• Super Mario World (20 milhões)
• Gran Turismo 3: A-Spec (14.89 milhões de cópias distribuídas)
• Mario Galaxy (13 milhões)
• Grand Theft Auto: San Andreas (12 milhões)
• Wii Play (11.51 milhões)
• Super Mario 64 (11 milhões)
• Gran Turismo (10,85 milhões)