Do que São Feitas as Baterias para Notebook?

Muito comum no nosso cotidiano a bateria para notebook é resultado de uma série de experimentos e evolução. Atualmente as baterias são feitas de lítio, mas já foram produzidas com níquel, contudo elas apresentam uma vida útil menor e também perdiam a capacidade de armazenar energia rapidamente. Outros compostos já foram usados em bateria para notebook, como o zinco carbono e outros metais alcalinos, mas a tensão é inferior. Enquanto as baterias de zinco carbono geram 1,5 volts as de lítio geram 3 volts.

Bateria do tabletAs baterias de lítio na verdade são formadas de diferentes elementos de uma mesma família usadas em diversos aparelhos eletrônicos. São diferentes compostos químicos chamados de cátodos e eletrólitos, também conhecidos como íons de lítio. As células de lítio possuem diferentes densidades, contudo as mais usadas são as de alta densidade devido a sua estrutura, chamadas de célula de cloreto de tionil – lítio. Para sua composição é usada uma mistura líquida de cloreto de tionil com tetracloralumiato de lítio que agem como cátodo e eletrólito.

Em seguida é usado um material de carbono poroso que tem função de coletar a corrente de cátodo, se transformando em um receptor de elétrons do circuito externo. Esse tipo de bateria não é vendida ao consumidor final por suas necessidades e por isso são usadas somente na indústria e comércio. Esse tipo de bateria necessita de baixa corrente e um alarme sem fio, entretanto apresentando uma grande durabilidade. As baterias de notebook passam por outro processo para chegar ao consumidor “normal”.

Em que são usadas as baterias de lítio

As baterias de lítio são usadas em outros eletrônicos além dos notebooks. Elas são comuns nos celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos portáteis, principalmente pela sua durabilidade e capacidade de segurar a carga. Outros equipamentos que as baterias de lítio são usados são marca – passos cardíacos, dispositivos médicos implantados, contudo possuem uma estrutura um pouco diferentes. São baterias de iodeto de lítios especiais para funcionar por 15 anos ou mais.

As pilha comuns de alcalina também foram substituídas por baterias de lítio, algumas com o mesmo formato das pilhas. Elas são geralmente usadas em telefones sem fio, máquinas fotográficas, controles de vídeo game, enfim, em aparelhos eletrônicos que antes utilizavam as pilhas comuns tamanho AA.

Pilhas e BateriasO descarte da bateria de notebook

Segundo a resolução nº257/99 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o descarte e o gerenciamento de pilhas e baterias usadas que tenham em sua composição chumbo cádmio, mercúrio e suas derivações devem ser entregues pelos usuários aos estabelecimentos que os comercializam ou a assistência técnica, que irão repassar para a reciclagem ou reutilização.

A bateria para notebook pode trazer riscos a saúde

Alguns dos compostos da bateria são de chumbo, mas não representam um risco de saúde direto, desde que o usuário não tente romper a bateria. Há casos de explosão de bateria quando o usuário tentou quebrar a bateria usando um martelo e a bateria explodiu com o impacto. Em resumo, se o usuário utilizar de forma adequada seu aparelho, a bateria dificilmente representará um risco, porém seu descarte deve ser feito de maneira adequada.