Dicas Sobre os Sites de Compras Online

Atualmente, a internet está se tornando um dos principais meios de comunicação e informação no mundo.

Mercado varejista e Compras online

Compras online

A maioria das pessoas de hoje em dia estão conectadas ao mundo digital, seja com perfis em redes sociais, tais como facebook e myspace, com emails ou de alguma outra forma. A internet disponibilizou para todas as pessoas o acesso simples e fácil de muitos conteúdos que, há 15 anos atrás, seria muito difícil e lento de se obter. Hoje em dia é muito fácil encontrar na web pessoas conhecidas, amigos e parentes. Na internet, você também pode fazer suas compras, seja de um simples cartão postal até carros.

Por outro lado, a privacidade do mundo está ameaçada e uma das principais preocupações de quem utiliza a internet é a segurança. Por este motivo, é muito importante que as pessoas tenham certos cuidados com compras online.

Cuidados ao comprar online

1) Conheça a loja em que você pretende comprar

Como na web é possível encontrar-se de tudo, além de ser extremamente fácil criar um site, é importante que, antes da compra, a pessoa assegure-se de que o site é realmente confiável.

Por exemplo, é muito simples hoje em dia criar um site, ou seja, todos que tem acesso a internet podem criar um site e vender alguma coisa. O problema é que nem todas as pessoas são honestas e agem de boa fé. Muitas vezes certos sites te induzem a comprar por eles, e os atrativos são muitos, tais como, preços bem abaixo do mercado, pedido de pagamento para ver o produto e outros. Se você se deparar com um site não muito conhecido e que promete muitas vantagens, fique atento, pois você pode estar sendo uma possível vítima de pessoas que vão receber seu pagamento e você não terá o seu produto.

Por esse motivo, é muito importante pesquisar sobre a reputação da empresa online. Como fazer isso?

Simples, há várias maneiras rápidas de checar se a empresa é confiável ou não:

Pesquisas sobre a empresa em sites de busca: basta escrever o nome da empresa seguido de reclamações e provavelmente aparecerão os tipos de reclamações que a empresa já recebeu, ou pessoas falando sobre a empresa.

É claro que você deve ler as reclamações pois, muitas vezes, as reclamações contra a empresa são do tipo: chegou o produto e estava danificado, porém, a empresa trocou o produto sem custo. Esse tipo de comentário, pode te indicar que a empresa é confiável, pois trocou o produto sem maiores problemas.

Conversar com amigos: Se está na dúvida, pergunte a seus amigos e familiares. Quem sabe algum deles já não comprou através da loja pretendida e pode te dar um feedback.

2) Certifique-se que você tem segurança no website

Atualizar a versão do seu anti-virus, não abrir emails estranhos ou de pessoas desconhecidas e não clicar em qualquer anúncio que apareça na sua tela podem ser medidas simples que irão evitar futuras surpresas desagradáveis.

3) Baseie sua decisão de comprar ou não certo produto no preço total do pedido

Cuidado para não se deslumbrar com o preço extremamente baixo, porém um frete altíssimo.

Por exemplo, ao comprar uma simples camiseta, suponha que o valor da mesma seja 5, porém o frete custa mais 5, portanto sua camiseta sairá 5+5, o que dá 10, ou seja o dobro. Preste atenção neste detalhe, pois ele pode fazer a compra online não valer a pena.

4) Não forneça, em hipótese alguma, seus dados bancários (senha, conta) se você não estiver 100% certo de que o site é seguro

Tomando essas medidas, você com certeza conseguirá realizar sua compra e minimizar seu risco de decepção com a empresa.

Compra online é muito prático, pois você não precisa sair de casa para isso, além de poder pesquisar sobre o produto. Mas não se esqueça que há pessoas que agem de má fé e que querem enganar os usuários do comércio online.

Por isso, na dúvida, procure um outro site mais confiável para comprar ou vá até a loja. Essas medidas podem ajudar-te e muito na hora de comprar.