Dicas para sites em pequenas empresas

É algo já bastante consumado que a presença da marca na web é um fator de muita importância para os negócios na atualidade. A internet tem seu acesso cada vez mais expandido e facilitado, por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos, deixando as pessoas a poucos toques do conteúdo que desejam. Essa rapidez leva cada vez mais empresários a divulgarem suas marcas no ambiente online, que permite segmentações cada vez mais específicas em busca do público-alvo, possibilitando uma comunicação direta e eficaz.

Dicas para sites em pequenas empresas

Engana-se, no entanto, quem pensa que estar na web é um recurso restrito às grandes marcas. Pequenos empresários, como donos de lojas, artesãos, eletricistas, entre outros, também têm apostado no desenvolvimento de sites como estratégia de comunicação e divulgação de seus produtos ou serviços. Esse tipo de comunicação, entretanto, exige certos cuidados. Confira nas dicas a seguir:

Domínio e hospedagem

Antes de mais nada, é necessário registrar o domínio do site, que nada mais é do que o nome da página. Esse nome costuma ser o próprio nome da empresa, mas outros podem ser utilizados, caso outro site já tenha registrado esse domínio. Também é necessário escolher um lugar confiável onde seu site será hospedado.

Conteúdo de qualidade

O consumidor que vai à internet em busca de determinado produto ou serviço dificilmente acessa uma única página. Ele vai pesquisar em vários concorrentes e, nesse momento, é fundamental que a sua página se destaque e encante o cliente em potencial. Para que isso ocorra, seu site precisa estar organizado, de modo que quem o acesse encontre a informação que busca com facilidade. Os textos devem ser em linguagem simples, porém sem erros. A linguagem deve ser tanto explicativa/descritiva quanto persuasiva. Além disso, a informação deve ser sempre complementada com imagens de alta qualidade. As informações do site deixam o consumidor mais seguro e transmitem a ele a confiabilidade da empresa.

Divulgação

Após criar um site criativo, moderno e bem informativo, você precisar divulga-lo para obter tráfego e, consequentemente, impulsionar vendas. Essa divulgação pode ser feita em cartões ou qualquer outro material impresso a ser distribuído, mas também é importante que sua página seja anunciada em outros meios da própria internet. As redes sociais cumprem bem essa função: Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, estão aí para anunciar novidades no seu negócio, além de serem ótimas ferramentas de comunicação direta com o cliente. Lembre-se que é fundamental ouvi-lo, seja para reparar erros, seja para atender melhor às suas necessidades.

Atualização

Não há nada mais desmotivador do que uma página na web cujas informações são as mesmas desde o seu lançamento. O consumidor busca novidades de produtos/serviços, bem como notícias relacionadas e artigos com dicas ou curiosidades. É interessante unir a publicidade ao entretenimento como forma de conquistar ou fidelizar o público. Blogs são uma ótima maneira de promover essa união.

Estabelecimento de metas

É necessário quantificar certos objetivos, como quantidade de acessos ou seguidores, quantidade de vendas em determinado período de tempo, entre outros. Essas mensurações permitem identificar se o investimento feito está sendo correspondido.