Dicas Para Acabar Com O Mofo Dentro De Casa

Engana-se quem pensa que uma casa limpa e organizada está livre do mofo – esse vilão doméstico que ronda a maioria dos lares, principalmente nesses períodos de calor e muita umidade.

Dicas Para Acabar Com O Mofo Dentro De Casa

Dicas Para Acabar Com O Mofo Dentro De Casa

O mofo infelizmente deixa várias marcas desagradáveis numa residência: paredes manchadas, armários esbranquiçados e roupas com mau cheiro; sem contar que os esporos produzidos pelo mofo podem causar sérios danos á saúde humana, como alergias, problemas de pele, irritação nos olhos e bronquites asmáticas. Contudo, esse risco é bem maior em pessoas vulneráveis, principalmente idosos, mulheres grávidas, crianças e bebês. Por isso todo cuidado é pouco!

Como acabar com o mofo dentro de casa?

Para evitar o aparecimento de mofo dentro de casa, existem algumas precauções que podemos tomar. Vamos às dicas.

1 – Controle a umidade. Saiba que a umidade é o maior criadouro de mofos. Por isso é indispensável controlar a umidade. Fique atento a qualquer sinal de infiltração de água, e caso apareçam goteiras e vazamentos, repare-os imediatamente.

2 – Deixe a casa sempre ventilada e limpa. Quando se mantém janelas e cortinas abertas, especialmente nas áreas úmidas, como banheiro e cozinha, isso faz com que a luz do sol incida em todos os cômodos, inibindo assim a proliferação de mofos.

3 – Procure deixar a mobília um pouco afastada da parede; o motivo é que isso favorece a circulação do ar.

4 – Qualquer roupa guardada por muito tempo deve ser lavada, mesmo que não tenha sido usada. E jamais guarde as suas roupas envoltas em plásticos no armário. Além do mais, não se esqueça de colocar, sempre que possível, roupas e objetos estocados para secar ao sol.

5 – Evite o uso de tapetes e carpetes nas áreas mais úmidas da casa, uma vez que eles retêm umidade facilmente e comprometem a circulação do ar.

6 – Para retirar o mofo do seu guarda roupa primeiro retire todas as roupas e objetos, deixando- o vazio. Em seguida, ferva um litro de vinagre numa panela e coloque a panela dentro do guarda roupa, e feche as portas por 3 horas. Depois que retirar a panela, umedeça um pano no vinagre e passe por dentro e por fora do guarda roupa, e seque-o com outro pano. E só depois que ele estiver bem sequinho, coloque as roupas e objetos lá dentro de novo.

É claro que existem outras dicas interessantes que também podem nos ajudar a combater esse inimigo dos lares que, como vimos, pode até acabar com a nossa saúde. Mas seguindo essas dicas aqui alistadas, já pode ser um começo para termos um ambiente mais limpo e saudável, e livre do mofo!