Dicas De Como Evitar O Sono Depois Do Almoço

 Como Evitar o Sono Depois do Almoço

Como Evitar o Sono Depois do Almoço

Tirar um cochilo depois do almoço é absolutamente normal, porque faz parte de uma necessidade natural do ser humano, isto é, desde que não passe dos 30 minutos e não comprometa o desempenho da pessoa no trabalho. Portanto, qualquer sonolência que beira o incontrolável precisa ser evitada o quanto antes, do contrário, a situação pode se agravar.

Como evitar o sono depois do almoço

Segundo especialistas, não há como evitar totalmente essa sonolência diurna, mas a boa notícia é que é possível minimizar os sintomas desse mal. Veja algumas dicas interessantes.

1 – Cuidados com a alimentação

Sabemos que muitas pessoas não se alimentam corretamente no café da manhã e que, para compensar essa deficiência, costumam exagerar na hora do almoço, consumindo principalmente alimentos mais pesados e reforçados com carboidratos que favorecem a sonolência, como arroz, massas em geral e batata.

Segundo os especialistas, é muito importante a pessoa aprender a selecionar bem os alimentos durante o almoço; por exemplo, se a pessoa for consumir macarrão, é bom evitar outros tipos de carboidratos, como batata ou massas em geral. Ademais, é importante evitar também a ingestão de pratos gordurosos ( como feijoada, rabada, salgadinhos, pastéis, batata fria, entre outros ), pois tais alimentos tornam a digestão mais lenta e dão mais sonolência. A dica é a pessoa sempre escolher um cardápio balanceado, composto principalmente de legumes e verduras que são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e proteínas.

2 – Fazer um exercício

Quando bate aquele sono depois do almoço, fazer um exercício leve pode ser uma alternativa interessante, como subir um lance de escadas, caminhar um pouco ou fazer um exercício de alongamento. A razão é simples: o exercício faz aumentar a freqüência do coração e em resultado disso o fluxo sanguíneo também aumenta, o que contribui para melhorar a concentração e afastar o sono inconveniente.

3 – Tomar um cafezinho

Tomar um cafezinho depois da refeição – ou outra bebida qualquer que contenha cafeína – também é uma boa alternativa para espantar um pouco o sono. Mas atenção: a ingestão de café pode agravar os sintomas de quem sofre de gastrite ou refluxo. Todo o cuidado é pouco!

4 – Horário de descanso

Segundo os especialistas, o ideal é a pessoa descansar em média 8 horas por noite, assim o corpo estará sempre bem-disposto e a pessoa dificilmente sucumbirá ao sono inconveniente depois do almoço. E como já dito acima, depois do almoço o ideal é a pessoa tirar um cochilo por 30 minutos, e de preferência num local tranquilo.

Portanto, seguindo essas dicas importantes, com certeza qualquer pessoa conseguirá minimizar os sintomas do sono inconveniente depois do almoço, e ainda melhorará a sua produtividade!