Dia do Sertanejo – Comemore este Dia!

dia do sertanejoAs festas são momentos únicos e marcantes, responsáveis pela comemoração de uma data especial que signifique votos de felicidades, alegria, admiração ou apenas diversão. Mas para variar um pouco e deixar a comemoração ainda mais divertida é interessante apostar em temas como o sertanejo, por exemplo, que está muito em alta.

O dia do sertanejo é comemorado no dia 03 de maio e assim também pode ser um ótimo momento para se preparar uma festa temática. Uma festa sertaneja deve primar por uma infinidade de detalhes que façam com que o ambiente reflita o modo de vida, os afazeres e lazer do homem do campo ou do sertão, o autêntico sertanejo. Assim, o chapéu, a bota, a cinto de fivela, a calça jeans e a camisa xadrez são fundamentais na vestimenta dos convidados e do anfitrião.

festa sertanejoNos artigos para decoração da festa é interessante apostar num ambiente de essencialmente agrário, com cercas de madeira, chapéus por toda parte e sempre que possível usar muito tecido xadrez para enfeitar, como nas toalhas das mesas. As comidas típicas do homem do campo e que remetem ao tema são principalmente o churrasco, o baião de dois, a carne de sol, o mungunzá, os bolos de milho, o curau, a paçoca, a canjica, a macaxeira, a rabada, entre outros. No entanto, os pratos variam muito conforme a região e de acordo com o que o sertanejo desses lugares aprecia gastronomicamente.

Na festa sertaneja alguns artigos podem ser usados para entreter os convidados como os laços para brincar de laçar um casal ou amigo e o touro mecânico. As músicas sertanejas que se tornaram uma febre na atualidade são o principal artifício para garantir o clima da festa. A decoração da festa, as comidas e bebidas, as músicas, os adereços, os utensílios e todo o ambiente devem estar convergindo para trazer à tona a vida do homem do campo e tornar a temática da festa um convite à diversão.