Dia do Repórter Fotográfico – Muito Mais que Uma Simples Foto

O fotojornalismo teve seu início com o britânico Roger Fenton, que registrou a Guerra da Crimeia no século 19. Desde então, os repórteres fotográficos ajudam a contar as histórias das notícias que encontramos nas páginas dos jornais, páginas da web e revistas.

No dia 02 de setembro comemoramos o dia desse profissional que tem a responsabilidade de captar as melhores imagens dos fatos, retratar o cotidiano, registrar um evento importante, buscando sempre qualidade e o melhor ângulo.

Há vários repórteres fotográficos espalhados pelas redações dos jornais e revistas, mas também, muitos deles trabalham como freelancer – vendem sua produção e não tem nenhum vínculo com a empresa.

A primeira foto publicada em um veículo de comunicação aconteceu nem 1880, no jornal Daily Herald, da cidade de Nova Iorque, a partir daí a profissão se consolidou e vem se aprimorando em técnicas e equipamentos.

Quem quiser se tornar um profissional dessa área irá encontrar uma infinidade de máquinas de diversos tipos, funções e preços.

Dia do Repórter Fotográfico

Dia do Repórter Fotográfico

A evolução das câmeras fotográficas teve seu início com a câmara escura, descoberta por Aristóteles. A partir desse conhecimento vários estudiosos acidentalmente modernizaram a fotografia, principalmente os químicos que descobriram a reação de alguns compostos à luz, o que resultou na revelação das fotos.

Ao contrário das máquinas pesadas e de difícil manuseio, hoje encontramos câmeras portáteis em vários estabelecimentos, de todos os estilos e tamanhos, muito simples de usar e de valor acessível.

O tipo de câmera dependerá do uso que o proprietário fará dela. Para um repórter fotográfico, os modelos são mais avançados – como as profissionais e semi profissionais –, com diversos tipos de lentes e equipamentos que podem ser acoplados como flashes, por exemplo.

Se o uso for apenas doméstico, há uma enorme variedade de modelos e marcas que podem atender às necessidades do consumidor. As câmeras digitais portáteis são as mais vendidas e garantem boas fotos, com ótima qualidade.