Desafios do Planejamento e Programação de Produção

O principal desafio do planejamento e controle da produção está no equilíbrio entre oferta e procura. Ao reunir informações de diversas áreas, o planejamento, controle e programação de produção (PPCP) está em constante processo de negociação com os diferentes agentes dentro do processo produtivo. Planejamento e programação de produção são os representantes da área de vendas dentro da fábrica, ou seja, sabem das prioridades e prazos de entrega dos produtos aos clientes e fazem a programação de modo que atenda a esse objetivo. Entretanto, os interesses são antagônicos, enquanto a produção quer uma programação estável e antecipada de grandes lotes, a área de vendas pede maior flexibilidade e diversidade para atender as constantes mudanças no mercado.

É possível manter níveis de produção estáveis se a demanda é totalmente instável? Talvez algum dia alguém queira responder a essa questão, principalmente quando se trata de administrar recursos escassos. O PPCP pondera os diferentes interesses possibilitando que a produção atenda ao planejamento, otimizando ao máximo os recursos sem deixar de atender ao cliente, no caso, o departamento de vendas. Outro desafio refere-se ao planejamento de matéria-prima, pois a falta de material para a produção pode acarretar inúmeros problemas e inviabilizar o plano de produção e de vendas. Os diferentes materiais, nas diferentes quantidades, em prazos diferentes, com diferentes fornecedores e com uma demanda instável é um desafio para o planejamento e programação de produção, avaliando ainda que é preciso manter os estoques nos níveis mais baixos possíveis e preocupar-se em não imobilizar demasiadamente os recursos financeiros.

Uma ferramenta com o poder de alcance do APS auxilia empresas em duas frentes: agilidade de decisões, por meio de simulações elaboradas em minutos ou até em segundos, permitindo uma programação da fábrica quase em tempo real; e a programação por capacidade finita dos recursos através do reconhecimento das restrições da manufatura, que são indicadas por regras definidas pelos usuários, ajustando o programa e/ou a capacidade de acordo com as regras estabelecidas.

Os resultados são positivos. Além de um planejamento e a programação ótimos de produção , uma empresa pode se beneficiar, e a seus clientes, com aspectos relacionados principalmente ao tempo: maior confiabilidade no tempo de entrega de produtos, decorrente de um comprometimento com o tempo de atendimento da produção; e rápido tempo de resposta na mudança no programa de produção.