Curso Técnico – Uma Boa Maneira de Começar a Construir Seu Futuro Hoje

Antes de começar a falar de uma serie de cursos, instituições e cursos gratuitos, vamos primeiramente entender o que é um curso técnico?

O curso técnico pode ser definido como um curso de nível médio, porém seu principal objetivo é capacitar o aluno com conhecimentos práticos e teóricos em uma área do setor de produção, um dos seus benefícios é o acesso quase que imediato ao mercado de trabalho, alem de ser uma boa alternativa para a requalificação profissional e recolocação no mercado de trabalho.

O curso pode ser feito por qualquer pessoa que concluiu o ensino fundamental, independente de sua idade, esse tipo de curso pode ser realizado em conjunto com o ensino médio, ou após sua conclusão. Lembrando que para receber o diploma de técnico é necessário concluir o ensino médio.

Segundo um levantamento realizado pelo MEC, existe hoje no mercado 185 cursos técnicos, divididos em 12 segmentos tecnológicos, são eles: Ambiente, Segurança e Saúde, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Recursos Naturais.

E o programa PRONATEC você conhece?

Primeiramente PRONATEC significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, esse programa é uma parceria com o Senac e esta oferecendo uma serie de cursos técnicos para 2014.

cursos técnicosPelo PRONATEC/SENAC é possível fazer vários cursos técnicos de forma gratuita, são eles na área de hotelaria, turismo, nutrição, informática entre outros.

Esse programa foi lançado pelo governo federal em 2011 e a ideia é oferecer cursos técnicos gratuitos em instituições de ensino  publicas ou escolas como o próprio Senac, melhorando a qualificação profissional.

Podem se inscrever nos cursos: trabalhadores em geral, índios, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas, desempregados, deficientes, pessoas que recebe benefícios dos programas federais ou cadastradas no CadUnico, praças do exercito e da aeronáutica e estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas publicas, ou na Educação de Jovens e Adultos.

No PRONATEC são oferecidos três tipos de cursos

  • Técnico para quem já concluiu o ensino médio, duração mínima de um ano;
  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, duração mínima de um ano;
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais.

Ficou interessado, visite o site do PRONATEC(spp.mec.gov.br) e obtenha informações personalizadas sobre a sua região.