Cuide Bem do seu Carro – Ele é um Patrimônio Valioso

Uma imagem comum no fim de semana é de alguém lavando o seu carro com uma mangueira. A lavagem caseira é boa porque mostra que aquela pessoa tem cuidado com o seu patrimônio. Mas às vezes só ela não basta. É preciso uma série de cuidados com os veículos para que eles se mantenham na sua melhor performance e em segurança para o dono do carro, os pedestres e os outros motoristas.

Uma boa limpeza é fundamental, portanto além da lavagem da carroceria com água, o ideal é levar o carro num lavador de automóveis uma vez por mês. Eles possuem lavagens com espuma, água hidrolisada e produtos para polir que ajudam a evitar a ferrugem. O interior do veículo precisa ser aspirado com frequência também por causa de toda a poeira, barro e migalhas de comida que se leva para dentro dele. Os mais preocupados com a aparência devem também usar cera para dar brilho. As rodas também precisam ser limpas com produtos específicos, bem como os vidros. O painel no interior pode levar silicone líquido para manter uma aparência sempre nova.

Cuide Bem do seu Carro

Cuide Bem do seu Carro

Mas isso tudo é só para inglês ver e para mostrar o quão bonito é o carro. Na hora de vender ou numa viagem mais longa é que os cuidados vão ser imprescindíveis. O óleo do motor deve ser trocado com frequência, é preciso repor a água do radiador e para o limpador de vidros, verificar freios, luzes, pneus – os que estão em uso e o estepe, trocar limpadores gastos – enfim, fazer uma revisão completa. Todos esses elementos podem fazer a diferença no trânsito ao cumprir com o regulamento, poupando vidas.

Feito isso, restam apenas os retoques: um sachê e vaporizadores para o carro podem disfarçar o mau cheiro por um curto período, mas o ideal é evitar o uso contínuo do ar-condicionado, arejar o veículo abrindo as janelas e fazer uma higienização, em casos mais extremos. Outro ponto importante é o reabastecimento: deve-se usar o combustível certo para cada veículo, assim como o balanceamento. Por fim, é preciso certificar-se que o veículo está sendo usado apropriadamente, ou seja, se não está carregando mais peso do que devia, se não está correndo quando devia ser poupado, etc. Com todos esses cuidados em mente, a vida do veículo vai ser mais prolongada e as ruas muito mais seguras.