Cuidados com o Notebook e Tablet

Os aparelhos eletrônicos como notebook e tablet estão cada vez mais comuns e para garantir uma vida útil maior é preciso ter alguns cuidados. Não custa nada ter um pouco de zelo com os eletrônicos e também os periféricos, como carregador de notebook, bateria, fios, fones de ouvido e outros. Além disso também é preciso ter cuidado com os programas que instalar e para a proteção quanto a invasões de pessoas mal intencionadas.

Notebook

NotebookOs cuidados com o notebook vão além do armazenamento. É preciso zelar também do carregador de notebook e da bateria, contudo é preciso ficar atento quanto ao transporte e armazenamento. É importante carregar o aparelho sempre dentro de uma maleta ou mochila adequada, pois o transporte adequado contribui com o aumento da vida útil do equipamento. Nada de colocar de baixo do braço, já que os notebooks possuem conexões sensíveis e é bom para ele que seja tratado com carinho.

É preciso também limpar o aparelho, mas não como muita gente faz, que apenas pega uma flanela um detergente qualquer e aplica sob a carcaça e na tela. Entretanto partes importantes como o cooler e as teclas (embaixo) ficam esquecidos. Nesses locais não é recomendado o uso desses produtos e o ideal é usar um aspirador de pó. A limpeza garante que o aparelho tenha um melhor desempenho, principalmente do cooler, que quando está sujo não trabalha direito e compromete o desempenho do processador. Para a tela passe um pano úmido com o mínimo de detergente possível ou limpa vidro.

Falando em desempenho é bom não se esquecer de instalar um bom antivírus e um firewall para proteger seus dados, principalmente para quem usa o notebook para transações bancárias, no caso o serviço de internet do banco. Tanto o antivírus quanto o firewall são gratuitos, dependendo da marca. Eles protegem o aparelho contra invasões, ma é importante mantê-los sempre atualizados, o que irá impedir que programas possam comprometer a performance do notebook.

Melhores-Antivirus

O carregador de notebook também deve ter uma atenção especial. É importante deixá-lo sempre bem junto e utilizar o velcro para organizar os fios, nunca deixando os fios dobrados. Quando for tirar da tomada, nunca puxe pelo fio e sim pelo plugue, que já possui uma estrutura para isso. Não se preocupe quanto a choques elétricos já que o plugue e o fio são feitos de material isolante. Tanto o carregador quanto o notebook devem ficar longe da umidade, do calor excessivo e de líquidos, que podem comprometer o funcionamento do aparelho.

Evitar comer em frente ao notebook pode sujá-lo, principalmente as teclas, que ficam gosmentas e gordurosas. Sempre use o aparelho em uma superfície plana e jamais sob tecidos, que podem esquentar o aparelho. Não desmonte o aparelho se não tiver conhecimento técnico para isso, principalmente se ele ainda estiver coberto pela garantia. Se retirar alguns selos no notebook a empresa não é obrigada a usar consertá-lo se houver algum problema.

Tablet

TabletO manuseio do aparelho é onde se faz necessário maior cuidado. Se possível adquira uma capa protetora, que irá garantir contra pequenas quedas e arranhões, mas manter o aparelho sempre limpo também garante seu melhor desempenho. Os fios, cabos e fones de ouvidos também devem ser condicionados em locais específicos. Enrolar os fios e evitar dobrá-los também garante o seu bom uso.

Os tablets estão cada vez mais comuns e por isso são alvos de pessoas de má índole. Por essa razão é importante se proteger quanto a essa ameaça. O ideal é instalar um programa de proteção, como firewall, muito comuns. Muitas empresas já desenvolveram ferramentas de proteção para diferentes sistemas operacionais. Android, iOS, BalckBerry 10, Windows Phone e outros estão protegidos. Basta instalar um dos programas, e esse também é um ponto a ser levado em consideração. Baixe qualquer arquivo somente pela loja da fabricante, como a Playstore do Android, que são mais seguros que outros lugares.

Atualizações

Para manter o desempenho excelente do tablet e notebook é importante mantê-lo sempre atualizado. Constantemente o fabricante lança atualizações tanto no sistema operacional, quando em programas específicos, que geralmente são mais leves e apresentam mais funções. Avalie se é uma boa ideia atualizar determinados programas, mas no caso do sistema operacional, se as configurações permitirem, atualize. No mais use os aparelhos com moderação, deixando em stand by ou desligando quando não for usar em um período curto.