Crianças Também devem Incorporar Espírito Natalino

criança e natalFalta menos de um mês para o Natal, a data que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Muito mais do que isso, a época é oportuna para disseminar o espírito natalino, através de gestos de amor e de solidariedade entre familiares, amigos e os mais necessitados. Para as crianças, a madrugada do dia 24 para o dia 25 de dezembro representa algo mais: é o dia para receber presentes do Papai Noel.

Mas o significado do Natal não se resume somente a presentes e Papai Noel; estes elementos são importantes, porém é fundamental que as crianças aprendam o verdadeiro sentido da data, para que possam viver e compartilhar o espírito natalino. Dessa forma, envolvê-las em atividades de Natal, como brincadeiras e vídeos infantis são as dicas.

Os preparativos

Para que a ceia de Natal seja completa, é preciso prepará-la com antecedência, já que produzir uma festa familiar também requer trabalho. A produção pode contar com a ajuda das crianças na decoração de Natal do ambiente, na elaboração de cartões para familiares, na preparação dos doces tradicionais e, principalmente, na montagem de árvores de Natal. Esta última exige criatividade, uma característica tipicamente infantil. Para envolvê-las ainda mais, vale comprar enfeites infantis, como os da Disney.

Natal das crianças

É interessante ainda pedir a ajuda das crianças para montar o presépio e, assim, já mostrá-las a história do nascimento de Jesus. Como complemento, livros, desenhos e filmes infantis podem ajudar a ilustrar a história do Natal. A Disney, por exemplo, cria todos os anos episódios diferenciados para representar a data; o Natal da Disney é repleto de figuras, acessórios e artigos que servem para decorar e presentear familiares e amigos.

Mickey e seus amigos, Pato Donald, Turma da Mônica, Bob Esponja, entre outros, são alguns desenhos infantis que exibem versões de Natal com o intuito de mostrar o significado da data para as crianças. Além da tevê, algumas brincadeiras também são válidas, entre as quais estão: bingo, caça ao tesouro, caixinha de surpresas, mímica e painel dos desejos.

Dentre tantas atividades, o que não se pode esquecer é que a época de Natal é também a época da família, por isso, dar bons exemplos aos outros, ajudar quem precisa através do voluntariado e promover o bem são gestos essenciais. Mais do que presentear as crianças com elementos materiais, é fundamental que elas entendam o espírito natalino.