Controle Financeiro

Controle financeiro

Controle financeiro

O controle financeiro é algo de extrema importância, tanto para empresas, como para nós, consumidores, afinal, se não tivermos o controle de nossas finanças, podemos acabar caindo em um buraco, que certamente poderá ser muito dificil de sair no futuro, e o pior, é quando nos dermos conta, poderá ser algo desesperador.

Porque fazer controle financeiro:

O que acontece, é que nos dias de hoje é bastante comum ver tanto pessoas comuns, como empresas endividados, e isto só é possível pelo fato de não haver o controle financeiro, e quando há o controle e mesmo assim se contraí dividas dificeis de sanar, é porque provavelmente a pessoa responsável por este controle não o esta fazendo de forma adequada, sendo assim, é necessário rever e fazer um novo planejamento.

O controle financeiro é importante, por que desta forma consegue-se ter noção de quanto dinheiro entra tanto na sua conta particular, como na da empresa que você é responsável, e observa-se o quanto estão gastando com funcionários, contas em geral, e despesas e claro, o quanto é possível ter de lucro, e se este lucro é existente ou não.

Como fazer controle financeiro:

Antes de mais nada, é necessário que se tenha uma pessoa responsável por este controle, para que desta forma, ela possa anotar tudo aquilo que entra na conta da empresa, e equiparar com tudo aquilo que sai. E não importa o valor se é alto ou baixo, afinal, como diria o jargão “de grão em grão, a galinha enche o papo”, sendo assim, os valores que são gastos em fotocópias, cafezinhos e taxis da empresa devem ser anotados, e deve haver uma pessoa exclusiva para isto. O controle fica mais criterioso quando é possível guardar as notas.

Já no nosso dia a dia não funciona muito diferente disto, afinal, temos que controlar o quanto ganhamos de salário mensal, e o quanto gastamos com água, luz, condomínio, parcela do carro, escola, curso, comida, combustível, enfim, todos os gastos que se tem. Este controle pode ficar mais adequado quando o fazemos por semana, pois desta forma fica mais difícil esquecermos com o que gastamos e por que gastamos.