Conheça os Diferentes Tipos de Consórcio Existentes

Como funcionam os Consórcios

Consórcios

Consórcio é um meio de adquirir bens duráveis, por um sistema de compra parcelada e programada, sejam estes serviços/produtos imóveis, móveis, veículos, entre outros. O interessado precisa procurar uma empresa especializada, que formará um grupo de pessoas que tenham interesse em adquirir o mesmo produto/serviço.

A aquisição do bem em questão pode ocorrer a partir de sorteios, que são feitos mensalmente enquanto durar o consórcio, ou de lances, que acontece quando o consorciado consegue quitar a dívida antes prazo e antecipar o recebimento do bem. .

empresa administradora responsabilizada pelo consórcio deve possuir registro no Banco Central do Brasil, local que fiscaliza as atividades da empresa e autoriza a criação dos consórcios.

Este método de financiamento, para muitos, é uma forma vantajosa e econômica de adquirir um bem, principalmente a quem não pode pagar pelo produto ou serviço à vista e pode esperar para usufruí-lo. Por isso, nestes casos, fazer um consórcio pode ser a melhor solução.

Existem diversos tipos de consórcio, e eles podem ser divididos em quatro classes, as quais são:

Classe 1 – automóveis, barcos e aeronaves em geral: é a maior classe de consórcio, e com ela, é possível adquirir os mais diversos tipos de veículos automotores, como caminhões, tratores, motos, triciclos, ciclomotores, veículos para passeio, equipamentos agrícolas, rodoviários e aeronaves;

Classe 2 – eletroeletrônicos e diversos bens móveis: Em sua maioria são bens móveis duráveis ou conjuntos de bens móveis, importados ou nacionais;

Classe 3 – bens imóveis: abrange bens imóveis, que podem ser residenciais, comerciais, rurais, construídos, na planta, terrenos ou até mesmo reformas imobiliárias;

Classe 4 – pacotes turísticos e passagens aéreas: devido à sua suspensão pelo Banco Central do Brasil, este tipo de consórcio disponibiliza apenas 3 grupos ativos atualmente, com cerca de 80 participantes.

Com tantas possibilidades, o consórcio é cada vez mais procurado por pessoas que querem adquirir um bem, mas não podem pagar à vista.