Computador: 4 Tarefas Simples que Todo Usuário Deveria Saber

Não importa o quanto você é entendido em tecnologia, há certas coisas que cada um de nós temos de lidar quando se usa um computador, mas nem sempre lidamos da maneira mais eficiente. Aqui estão 10 coisas que todo mundo pode, e deve, aprender a manter seu computador rápido, seguro e fácil de usar.

Tarefas Simples que Todo Usuário Deveria Saber

Tarefas Simples que Todo Usuário Deveria Saber

4. Configurar um sistema de backup beeem simples:

Nós todos sabemos que devemos fazer backup de nossos computadores, mas é sempre uma daquelas coisas que você vai fazer “um dia”. Criar um backup só leva alguns minutos, assim, você pode fazê-lo AGORA e esquecer dele até  o dia que precisar, e quando precisar, já valeu a pena o esforço de tê-lo feito. Se você está apenas fazendo o backup em uma unidade externa, você pode apenas usar as ferramentas simples, que já existem seu computador, como o Windows Backup ou Time Machine da Apple. No entanto, isso só vai mantê-lo seguro se o computador falhar. Se você perder a sua casa em um incêndio, ou experimentar qualquer outro tipo de desastre (Deus me livre!), você terá perdido todos seus documentos importantes, fotos de família e outros arquivos para sempre. Assim, recomendo a utilização de um serviço como CrashPlan fazer backup do seu computador online. Dessa forma, ele pode fazer o backup, não importa onde você está, e seus dados estarão seguros não importa o que acontece com o seu hardware.

3. Fazer tudo mais rápido com atalhos:

Uma das melhores coisas sobre computadores é que eles podem fazer um monte de coisas muito mais rápido do que um humano. Digamos que você está procurando por uma palavra específica em uma página web. Em vez de verificar “na mão”,  tudo o que você precisa fazer é pressionar Ctrl + F e digite a palavra que você está procurando. Há montanhas de atalho como este, ao pressionar Ctrl + S para salvar instantaneamente o arquivo que você está trabalhando, Ctrl + P para imprimir, ou Ctrl + T para abrir uma nova aba no seu navegador. Usar atalhos pode parecer mais complicado de que não usá-los, mas depois que você usar um atalho uma ou duas vezes, vai saber como aprender isso é muito útil.

2. Proteger-se de vírus:

Usuários do Windows sabem há muito tempo a dor de vírus e outros malwares, mas a boa notícia é que é muito fácil de evitar. Primeiro, recomendo aprender a diferença entre vírus, trojans e outros tipos de ataques, assim como os mitos que os cercam. Em seguida, instale algum bom software antivírus para se proteger (Microsoft Security Essentials é o meu favorito, você não vai nem saber que está lá). Mas no final, a melhor maneira de evitar vírus é usar o bom senso: não abrir links que parecem suspeitos, não instale programas de fontes não confiáveis, e se aparece uma janela dizendo que seu computador está infectado, certifique-se que realmente o seu software antivírus dizendo que e não uma página web falsa.

1. Imediatamente compartilhar um arquivo entre dois computadores:

Então você tem alguns arquivos que você quer dar para o seu amigo sentado ao seu lado, mas o seu flash drive misteriosamente desapareceu. Bem, adivinhem? Você não precisa disso! É muito fácil transferir um arquivo entre dois computadores em sua rede sem fio (ou com fio), se é entre você e um amigo ou entre vários computadores que você possui. Se você quiser compartilhá-los entre vários computadores em sua casa,  o recurso do Windows 7 grupo doméstico é uma ótima opção. Claro, este é o lugar onde os aplicativos Dropbox e Google Drive podem vir a calhar, também. Recomendo o uso dos dois aplicativos simultaneamente! Dê uma busca e veja como será útil!